Comportamento

Escola pede para mães comparecerem a evento de “cabelo escovado e maquiagem”, e gera revolta!

Foto: Reprodução
capa Escola pede para maes comparecem a evento de cabelo escovado e maquiagem e gera revolta

O “bilhete da escova” foi  motivo de polêmica e não agradou nenhum pouco à mãe de um dos alunos.

Uma escola de Goiânia tem dado o que falar nas redes sociais nos últimos dias por causa de um “polêmico” bilhete enviado para as mães dos seus alunos.

O bilhete convidava as mulheres para participarem de uma sessão de fotos com os filhos. Apesar de a intenção ser positiva, parece que a escola não pensou muito bem na forma como estava se comunicando com essas mulheres, revoltando algumas delas.

A escola pedia para as mães comparecerem de cabelo escovado e maquiagem, e uma dessas mulheres, que tem o cabelo crespo, não entendeu o porquê da exigência, e resolveu expor essa situação para promover um debate.

A mãe disse que se sente bem recebida na escola do filho, mas não se sentiu respeitada com o bilhete, e acha importante debater sobre a nossa cultura e o tipo de mensagem que transmitimos por meio delas.

Ela pontua que, pela exigência, sentiu que precisaria se encaixar em um “padrão” e que precisou rever as palavras. A mulher também contou que outras mães não gostaram do pedido para se maquiarem, pois preferem não usar tais cosméticos e se sentem bem sem eles.

Essa mãe, que tem um filho também com cabelo crespo, relatou ao portal G1 que precisou conversar com o menino sobre o assunto e lhe explicar o que é um cabelo liso e escovado. Ela também pontuou para ele que não gosta de alisar o cabelo, pois se sente bonita do jeito que é, e acrescentou que as pessoas precisam aprender a respeitar as diferenças, para que não seja necessário ninguém se encaixar em padrões para se sentirmos bem e bonito.

Outra pessoa que também achou que a mensagem enviada pela escola da criança foi infeliz é a tia do estudante. A mulher disse que eles poderiam ter deixado essa recomendação de lado, pontuando que várias mulheres se sentem lindas sem precisar se maquiar ou alisar o cabelo.

A tia ainda pontuou que ficou chocada ao ver que, mesmo que exista um trabalho diário para que as pessoas se amem e se aceitem como são, logo uma escola não teve esse cuidado.

Reforçando que esse é um ponto que merece atenção na nossa sociedade, ela disse que pessoas de cabelo crespo não têm muitos exemplos de pessoas se assumindo e se sentindo bem como são, e que isso faz com que se sintam deslocadas, mas que é necessário uma desconstrução para mostrarem que merecem o seu lugar.

Quando o bilhete foi compartilhado nas redes sociais, revoltou muitas pessoas, como já é de se esperar. Foram vários aqueles que opinaram que essa parte do bilhete foi completamente desnecessária, porque desrespeitava as mães e promovia um padrão de beleza que não era saudável e reforçava que as mulheres só ficam bonitas quando estão de cabelo liso e maquiagem no rosto. Alguns até mesmo questionaram se manteriam seus filhos na escola depois do acontecido.

2 Escola pede para maes comparecem a evento de cabelo escovado e maquiagem e gera revolta

Direitos autorais: Reprodução – Legenda: comentário de internauta sobre o bilhete

No entanto, várias outras pessoas também acharam que o bilhete não tinha “nada demais”, e que se a escola não avisasse, muitas mães poderiam aparecer no local desarrumadas por conta da correria do dia a dia.

Com a repercussão da notícia, o Colégio Boas Novas pediu desculpas publicamente às mães por meio da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo.

Na entrevista, o representante da escola também pontuou que nenhuma mãe havia se queixado sobre o conteúdo da mensagem e que sua intenção foi avisar as mães que quisessem participar do evento que deveriam se produzir.

0 %