publicidade

Escolha compreender e perdoar para se libertar e seguir em frente…

Sobre a compreensão e o perdão: o importante de compreender e perdoar alguém é que assim você se liberta e pode, enfim, seguir em frente.  

Às vezes, ressentimento e raiva parecem involuntários, como reações para as quais você tem que se entregar por um período de tempo proporcional ao mal que lhe fizeram. Você pode até pensar que a sua raiva seja uma espécie de vingança justificada, e que deixar isso passar seria um sinal de fraqueza.



A ironia é que depois que alguém nos machuca, escolhemos continuar nos machucando. A amargura nunca traz uma sensação boa, independente de onde esteja enraizada.

Alguns psicólogos sugerem que, quando outras pessoas cometem erros, temos a tendência de associá-los a falhas de caráter (do tipo: ele é egoísta, ou ela não se importa em machucar os outros) mas quando somos nós que cometemos um erro, temos o hábito de culpar as circunstâncias externas, como o trabalho excessivo ou a falta de boas noites de sono.

É quase como se estivéssemos dispostos a nos isentar da culpa por termos que conviver com nós mesmos, mas quando se trata de outras pessoas, somos rápidos para condenar e lentos para esquecer

Quando carregamos o peso de julgar alguém, a decepção fica tão enraizada em quem somos que paramos de dar valor para pequenos gestos vindos de quem nos ama de verdade. Você não para pra reconhecer detalhes como a beleza das árvores e flores ao seu redor, elas desaparecem na sua visão periférica como se fossem parte da mobília.


A felicidade vem quando você se permite abrir mão de tudo aquilo que o está impedindo de seguir um caminho repleto de coisas boas. Fazer morada no passado não vai mudar o que já aconteceu.

O importante de compreender e perdoar alguém é que assim você se liberta e pode, enfim, seguir em frente.  

Pode ser que você não consiga esquecer o que aconteceu ontem, mas você pode escolher com que isso não sufoque o seu hoje.

Todos nós temos algumas falhas de caráter e todos somos afetados por circunstâncias externas.


Se hoje você teve dificuldade de perdoar, faça para si mesmo a seguinte pergunta: você quer ser uma pessoa amargurada ou empática? Que emana negatividade ou amor? 

A escolha é sua, e escolher perdoar o ajuda a atravessar essa ponte entre o que lhe faz mal e o que o fará florescer. 

______________

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: dragonimages / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.