Escolha uma pessoa que mesmo imperfeita desejará crescer e ser feliz ao seu lado!

8min. de leitura

A maioria dos casais terminam precocemente seu relacionamento por não saber disso.



O que realmente torna uma união estável e duradoura? E quais as três essenciais perguntas que devemos nos fazer antes de começar um relacionamento sério? Este é o assunto o qual abordaremos hoje.

Todos queremos amar e ser amados para sempre, porém a realidade não nos tem permitido vivenciar tal experiência, justamente por conta do pecado e da imperfeição humanos. Mas ainda é possível mantermos um relacionamento saudável e duradouro. E essa missão não é nada fácil.

A própria palavra de Deus nos mostra isso claramente: “Porém, mesmo se te casares, não cometes pecado… No entanto, os que o fizerem, terão tribulação na sua carne.” (1Cor 7:28)


Então, percebendo que isso ocorrerá com todos, e que não se pode fugir dos desafios de uma vida a dois, teremos de nos preparar emocionalmente e racionalmente para saber lidar com tais dificuldades geradas pelo pecado e imperfeição humanos.

Qual você escolheria: uma pessoa única ou melhor? Você já se perguntou isso? Se você é do tipo de pessoa única ou melhor? Sabe como identificar isso em sua personalidade? Pois será de vital importância para manter-se leal e fiel em um casamento de sucesso.

Eu já me fiz essa pergunta, e com base nela também pude saber a verdadeira personalidade de minha esposa. É engraçado a gente se deparar com determinadas situações corriqueiras da vida a dois, digo, de casal. Um grande exemplo de uma dessas situações é o ciúme, que pode vir a se tornar obsessivo, se não soubermos lidar com esse sentimento corrosivo e autodestrutivo.


Você já deve ter a consciência de que ele é gerado pela insegurança; ao observar e analisar com clareza que existem outras pessoas melhores que você em muitos quesitos, e que poderiam vir a se interessar por seu cônjuge. Isso já mostra que você é humilde de coração, porque considera os outros superiores a você em algo e reconhece que não é o melhor em tudo, muito menos perfeito, e que sim, precisa melhorar em muitas áreas para deixar o seu cônjuge feliz.

Leia o que diz a palavra de Deus: “Não façam nada por rivalidade nem por presunção; mas, com humildade, considerem os outros superiores a vocês…” (Filipenses 2:3)

Não é errado sentir-se inseguro, errado mesmo é perder o bom senso e a saúde física, emocional e espiritual por se concentrar nas coisas erradas e falhas de nossa imperfeita vida na terra. É necessário aprender a conviver com nossa ignorância humana, mas nunca, jamais, em hipótese alguma, devemos permitir que ela tome posse de nossas decisões. Contudo, lembre-se que se isso ocorrer alguma vez, perdoe-se e aprenda a perdoar àqueles que se deixaram levar por essa injusta e intrusa emoção.

Já perceberam que, em muitas ocasiões, “a verdade precisa ser amadurecida para ser compreendida?” e que teremos de aprender a esperar pacientemente para que determinadas coisas sejam esclarecidas, a ponto de se tornarem maduras o suficiente para serem arrancadas do pé onde ainda estão alicerçadas ou presas temporariamente?

Da mesma forma, todo casal que se forma precisa cultivar o amor um pelo outro, pois os dois foram criados em ambientes diferentes e cultivados em solos totalmente desiguais. É necessário conhecer profundamente as raízes de cada indivíduo como um todo e compreender o que cada tipo de solo precisa para nele se desenvolverem frutos e flores que possam vir a alimentar e adornar o seu jardim interior emocional e espiritual.

Muitas flores e árvores só se desenvolvem plenamente quando são cultivados nos locais corretos. Não basta apenas plantar ou regar, em alguns casos na vida, é necessário trocar a planta de ambiente e plantá-la num local mais adequado, a fim de que ela se desenvolva com mais naturalidade, florescendo e amadurecendo com facilidade.

Existem três tipos de pergunta importantes que todos devemos nos fazer antes de nos casar, qual será a principal? Vamos acompanhar:

1. Quero uma pessoa única ou melhor?

2. Temos um objetivo de vida em comum?

3. Estou preparado para perdoar e ser perdoado inúmeras vezes?

Se a resposta à primeira pergunta for “única”, parabéns! Porque se você buscar uma pessoa melhor, sempre mudará de parceiro, porque sempre existirá alguém melhor que seu parceiro. Mas quem busca uma pessoa única sabe que ela será imperfeita, ela se sentirá insegura, muitas vezes na vida, e cometerá muitos erros e falhas, mas estará sempre disposta a se lapidar do seu lado; pedirá perdão inúmeras vezes a ela e também a corrigirá e a perdoará da mesma forma.

Mas a pessoa melhor é geralmente orgulhosa, desprovida de compaixão genuína e de coragem e determinação, que são ferramentas de extrema importância para permanecer em um relacionamento que dure a vida inteira.

Se você respondeu à segunda pergunta: “Temos um objetivo em comum?” com um convicto “sim”, então você está no caminho para o sucesso. Isso é de extrema importância para um relacionamento feliz. Objetivos em comum tornam a vida do casal mais agradável e satisfatório. Por exemplo, se um casal é cristão, os dois andam com princípios iguais, baseados na bíblia, por isso pensam de forma semelhante e sincronizada, portanto têm muito mais chances de amadurecer rapidamente até gerar frutos bons e de qualidade.

Mas, se os dois não tiverem nenhuma afinidade, certamente sua estrutura interior será mal alicerçada, causando ruína no futuro e enormes prejuízos para ambos, como uma construção mal planejada e executada.

Agora chegamos à terceira pergunta: “Estou preparado para perdoar e ser perdoado inúmeras vezes?” Se sua resposta foi “sim”, parabéns novamente! Você está entrando em um relacionamento maduro e sadio. Ser realista não é ser pessimista, mas agregar ao solo o de que ele necessita para florescer e se desenvolver plenamente.

Muitas vezes, o solo pede nutrientes que você talvez não tenha em seu estoque, e seu valor pode ser caro, exigindo um trabalho mais árduo e cansativo mas, no final, com muito estudo e amor, todo o seu trabalho tem resultado. E se permanecer significa ter dificuldades, então que trabalhemos juntos arduamente, a serviço do amor.

Ame a Deus e ao próximo, essa é a lei e os profetas. Escute a disciplina, não a rejeite, mas guarde-a em seu coração. Pais felizes geram filhos felizes. E filhos felizes se tornam pais de sucesso!

“Não importa o quanto eu gaste, se eu investir na felicidade alheia, serei verdadeiramente livre.”

“A verdadeira conquista do homem não está ligada ao ato de acender a chama, mas de mantê-la acesa.”

(Trechos do meu livro “Poemas de amor: rimando por dentro”, J.W. Amor.)

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Sasa Mihajlovic/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.