publicidade

Espírito eterno, alma temporária

Este artigo faz uma reflexão para melhor entendermos a diferença entre espírito e alma, claro que esta é a visão deste autor e não é baseada nas religiões, mas na experiência e pesquisas próprias sobre este tema, do qual apresento minha versão, pois ninguém é dono da verdade.



Bem, então comecemos pelo espírito: o espírito é energia inteligente onde reside a nossa consciência eterna, nossa essência divina que vem de Deus. O espírito é eterno, é o mesmo sempre e em todas as vidas que vivemos na terra (encarnações), aliás, é preciso esclarecer que a vida do espírito é uma só, porém com muitas experiências na terra (reencarnações) e em cada encarnação ou experiência terrestre do espírito forma-se uma personalidade alma, esta alma pertence a esta experiência, esta encarnação.

A alma quer as coisas da terra, o espírito quer elevar-se, transcender, evoluir.

Ao desencarnar, o espírito toma consciência da realidade espiritual, de suas origens, sua reencarnações anteriores e sobre quem ele é em essência; que não é só a personalidade alma de sua encarnação, ele é muito mais, pois a alma é temporária(ela contém só uma pequena parcela de quem é aquele espírito) , já o espírito é eterno.

Numa comparação com o universo teatral, um ator representa vários personagens durante sua carreira, uma novela, um filme, uma peça teatral, enfim quando termina sua interpretação ele volta a ser quem ele é, aquele ator que muitos personagens já representaram no decorrer de sua carreira.


A alma é o personagem representado pelo espírito (o ator), que, com certeza, se enriquece a nível de conhecimento e experiência, o que podemos aqui chamar de evolução.

Desta forma, se eu me chamo, nesta vida, João, em verdade João é o nome, a personalidade alma desta encarnação, ou seja eu estou João, não sou João, sou o espírito milenar que representa nesta vida João.

Este espírito milenar tem seu nome próprio, sua vida única e muito mais conhecimento do que o personagem que representou por último na terra, porque ele já tem acumulado o conhecimento de muitos personagens almas, desde a sua criação e isso leva à evolução. Saberemos em qual nível nos encontrarmos nos degraus evolutivos, quando retornarmos para nossa origem no mundo espiritual.

Importante ressaltar que nem sempre representamos personagens bonzinhos ou populares e que mesmo quando representamos os vilões, também ganhamos oportunidades de, adiante, representarmos personagens melhores, mais sensíveis.


Podemos afirmar que há uma ordem divina que rege a tudo e a todos e é responsável pelo elenco, a distribuição dos personagens e direção geral dos atores deste imenso cenário chamado Terra.

É por isso que podemos dizer que o espírito, sim, é eterno e a alma temporária.

Fiquem em paz e que estas linhas possam levar esclarecimento aqueles que buscam de coração.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: christianchan / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.