publicidade

“a espiritualidade não pode ser esquecida, pois é ela que nos faz humanos”.

O alimento essencial…



“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” Provérbios 17:22

Cada um de nós tem em seu íntimo  uma caixinha onde deposita suas verdades, são cuidadosamente guardadas dentro de nosso ser, porém, o conteúdo de cada uma, difere de acordo com aquilo em que se acredita.

A natureza dessas verdades depende da perspectiva de cada ser, exceto quando estas são de natureza absoluta, quando algo é verdade o tempo todo, em todos os lugares e para todas as pessoas, mas esta reflexão não é sobre verdades, nem mesmo sobre as absolutas.

Não tenho e jamais terei a pretensão de que aqueles que conhecem o conteúdo da minha caixinha de verdades desejem depositar nas suas, verdades idênticas as minhas, mas vez ou outra tanto eu como você podemos partilhar com outros, verdades da mesma natureza, ou trocar entre si diferentes verdades.


É sempre saudável e enriquecedor conhecermos verdades diferentes das nossas, pois acredito na troca e que esta seja um importante mecanismo para o aprimoramento e a evolução de si mesmo.

O intuito dessa longa introdução  é  para esclarecer que meus textos não têm a pretensão de convencer quem quer que seja das verdades contidas na minha caixinha, mas apenas partilhar conceitos e expressar o que julgo poder ser útil a alguém além de mim mesma.

Esse texto não é sobre verdades, mas sobre a verdadeira importância que confiro à necessidade  de nutrir a espiritualidade.

Independente da religião a que se dedique, ou que não se dedique a nenhuma em especifico a prática de alimentar o espírito, a essência (caso alguém assim prefira chamar) é fundamental para se experimentar melhor equilíbrio na vida.


Assim como nutrimos nosso corpo, nosso intelecto, nosso psiquismo, tão necessário quanto é buscar elementos para sustentar também nosso espírito.

Apenas os céticos ou materialistas não acreditando na imortalidade da alma não compreendem a necessidade de cuidar do ser interior que habita cada um de nós.

É fundamental sustermos nossos espíritos com condutas edificantes como, por exemplo, a tolerância e a resignação nos momentos de adversidades, tornando-nos melhor preparados para enfrentamentos com serenidade.

O cultivo da espiritualidade estimula em nós atitudes solidárias, desperta em nós  sentimentos altruístas tão valiosos para o desenvolvimento de nossa autoestima, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

Não creio num homem saudável, sem que esse alimente o seu espírito, tanto quanto o faz com sua matéria e todas as coisas que a envolve.

O ser humano não existe para viver na superficialidade do materialismo, das coisas efêmeras e passageiras que são levadas com a morte física, somos dotados de profundidade e temos que aprender a manter contato com o que está depositado nela e a única forma possível é buscando uma conexão com a espiritualidade.

A proximidade com boas palavras, boas condutas, boas práticas. O cultivo da solidariedade, a crença na resignação ativa, a disposição de compreender e aceitar, perdoar, agradecer,  fortalece-nos, presenteando-nos com bem-estar emocional, alegrando-nos conosco e sentindo-nos  motivados a perseverar.

Assim, a espiritualidade pode auxiliar-nos a enfrentar e superar as situações difíceis dando-nos a segurança de que não estamos sós.

As necessidades espirituais não são menos reais do que as necessidades biológicas e sociais. Podem trazer novo sentido e reorganização à vida. Por vezes, transformam aspirações, desejos e motivações e despertam valores universais como empatia, ética, compaixão e amor incondicional

Existem aqueles que conseguem alimentar suas essências mais fluídas quando em contato com a natureza, através da meditação, outros necessitam estarem próximas a uma religiosidade, e outros na prática do humanitarismo.

A forma não é o mais importante, mas sim a prática constante de buscar o contato com a espiritualidade.

Desejo que você capte a minha mensagem e que, de uma ou outra forma, esta reflexão que compartilho possa ser algo positivo em seu dia.

“A espiritualidade não pode ser esquecida, pois é ela que nos faz humanos”.

____________

Direitos autorais da imagem de capa: karelnoppe / 123RF Imagens

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.