Mesmo fora da esfera política da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o clima em torno da entidade permanece tenso. Celina Locks, esposa de Ronaldo, respondeu ao ex-volante Mauro Silva, que atualmente é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
A resposta veio por meio de um comentário no Instagram, após Mauro Silva compartilhar a nota dos campeões mundiais em apoio ao processo eleitoral convocado pela CBF.
Fale por você! Quem assina essa carta é só você! Agora que o seu chefe da Federação Paulista se candidata, você vem com esse discurso barato de democracia e transparência! Tenha dó e vergonha na cara! Teu chefe é o que mais recebe da CBF! Você não representa nenhum campeão mundial dentro desse sistema em que se encontra! escreveu Celina.
Contexto político e eleitoral na CBF
A modelo se refere ao fato de que Ednaldo Rodrigues foi aclamado por unanimidade em março, inclusive com o voto da FPF. A assembleia aconteceu dias depois que Ronaldo desistiu de sua candidatura e afirmou que apenas quatro federações estavam dispostas a dialogar.
Durante a articulação de sua possível chapa, Ronaldo considerou Mauro Silva como um potencial vice. O nome de Mauro, que também atua como embaixador da Conmebol no Brasil, foi sugerido por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, que discretamente sinalizou apoio a Ronaldo nos bastidores, mas acabou votando em Ednaldo.
Reinaldo tentou viabilizar uma candidatura própria após o afastamento de Ednaldo Rodrigues. No entanto, Samir Xaud, do Roraima, conseguiu o apoio de 25 federações, eliminando um concorrente, já que o mínimo necessário são oito apoios.
Detalhes sobre a Assembleia Geral Eleitoral
A Assembleia Geral Eleitoral está agendada para o dia 25 de maio, com a primeira convocação prevista para as 10h30, na sede da CBF no Rio de Janeiro. A comissão eleitoral autorizou a participação remota, pois será um domingo de rodada do Brasileirão.