Notícias

Esqueleto de baleia gigante aparece em praia do litoral de SP e atrai visitantes

Direitos autorias: Arquivo pessoal/Marcelo Rodrigues
Sem Titulo 1 46

A aparição chamou a atenção de quem passava pelo local. Confira!

No penúltimo final de semana do mês de maio, a praia da Barra do Una em Peruíbe, no litoral de São Paulo, se tornou um ponto turístico por conta de uma aparição nada convencional.

Segundo informações, o esqueleto de uma baleia foi encontrado no local. Acredita-se que a ossada, que possui cerca de quatro metros de comprimento, seja de uma espécie do tipo baleia-de-bryde enterrada na mesma região há 12 anos.

Quem viu a carcaça do animal primeiro foram os moradores da região, que logo compartilharam as cenas nas redes sociais. Marcelo Rodrigues, pecador e um dos moradores da região, afirmou que a estrutura óssea tenha cerca de quatro metros de comprimento.

Thiago Augusto do Nascimento, biólogo marinho responsável pelo Aquário Municipal e presidente do Instituto Ambiecco, acionado após a aparição, confirmou que se trata da ossada de uma baleia, e acredita que se trata de uma baleia que encalhou na região, quando já estava morta, em 2009.

De acordo com ele, com o passar dos anos, a maré poderia ter levado a areia que encobria o animal. No entanto, informou que é necessário análises e exames de DNA para ter a certeza de que se trata do mesmo animal.

ossada

Direitos autorais: Arquivo pessoal/Marcelo Rodrigues

O Instituto Biopesca, uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e responsável pela gestão da praia onde o esqueleto foi achado. Foi informado pelo instituto que o acionamento deles chegou na sexta, 21, e que uma equipe foi até o local para investigar o aparecimento das carcaças e a possibilidade de remoção.

O biólogo marinho Douglas Rey dos Santos, também analisou as imagens e também afirmou que se trata de uma baleia. Para ele, mesmo que a parte da coluna do animal esteja enterrada, é possível identificar que as vértebras são do pedúnculo caudal de uma baleia.

Ele ainda afirmou que o esqueleto deveria estar enterrado há muitos anos, opinando que ela pode ter morrido e permanecido boiando por muito tempo até que encalhou e ficou soterrada.

blei

Direitos autorais: Arquivo/Lelo Fotógrafo

0 %