Essas 3 manias podem acabar com o seu dia



Preste atenção! As manias a seguir podem sabotar o seu dia e a sua energia!

1. Não critique

Quando você recebe uma crítica, você se sente desmotivado. Parece que todo o esforço que você fez foi em vão. Você pode até desistir de um sonho, por conta das críticas que recebe. Pode sentir-se humilhado, baixar a sua autoestima, isso porque você começa a acreditar que não serve para fazer nada.

Mas por que você faz isso com outras pessoas ou com você mesmo, se sabe de todo o dano que uma crítica pode causar?

Aprenda a dar feedback! O feedback motiva você a fazer o certo, mostra que seu esforço foi válido, mas há necessidade de alguns ajustes para alcançará o êxito. Quem sabe fazê-lo jamais denigre uma pessoa, antes contribui para o crescimento dela, isso porque o seu diálogo tem o intuito de mostrar o potencial que ela tem e que pode aprender, treinar e se tornar habilidosa no que faz.


2. Não condene

Muitas pessoas adoram ser juízes dos demais, sentenciado o tempo todo, com seus julgamentos. Rotulam os outros segundo suas crenças, chegando até a ofender por qualquer motivo que não se enquadre em sua percepção da realidade.

Criamos pontos de vistas e “verdades” que mais tarde vamos entender que não era bem assim. Quantas coisas que foram consideradas abomináveis para uma cultura, uma época e hoje fazem parte do nosso cotidiano? Você já deve ter ouvido falar da expressão: “o mapa não é o território”, ou seja, a leitura que você faz da realidade, suas crenças sobre como as coisas são, é uma ínfima parte, muito distante de entender o que seria a verdade em sua totalidade.

Aprecie o lado bom das pessoas! Procure sempre se colocar no lugar das pessoas com quem você se relaciona, compreender para depois ser compreendido, isto se chama empatia. Amplie a sua visão, saiba que podemos perceber apenas 5% da realidade, ou seja, não podemos com esse percentual definir quem aquela pessoa é em essência. Não é porque você está certo que o outro está errado. Todas as nossas diferenças são apenas uma questão de observar o mesmo objeto, ou situação, por ângulos diferentes.



Se você passar a enxerga o todo e não somente as partes, estará trilhando o caminho da sabedoria.


3. Não reclame

Quando você acorda qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Você pode não saber, mas os seus pensamentos iniciais estão programando o seu dia. Muito do que pensamos não tem a mínima chance de acontecer e nós nos autoflagelamos por ocupar nossa mente com uma probabilidade, assim nos mantemos ocupados com a reatividade que se espalha em nosso corpo, por meio de hormônios do medo, sem que nada esteja de fato acontecendo.

Seja grato! Você está no controle, então que tal programar o seu dia com coisas boas? Ao despertar, antes de abrir seus olhos, já agradeça pelo dia maravilhoso que terá! Faça o mesmo antes de dormir, agradeça por pelo menos por 5 coisas que você vivenciou de positivo, durante o seu dia e já agradeça pela excelente noite de sono que terá!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.