Bem-Estar e Saúde

Essas plantas são bombas de oxigênio e limpam o ar em sua casa

capaEssas plantas sao bombas de oxigenio e limpam o ar em sua casa
Comente!

Além de decorar o cômodo, estas plantas conseguem colaborar com o seu bem-estar.

Nesse período de isolamento social causado pelo covid-19, várias pessoas foram obrigadas a passar mais tempo em casa, todos fomos pegos de surpresa e vimos a necessidade de encontrar novas formas de trabalhar, estudar e sair do tédio.

Um hobby que se popularizou foi ser “mãe ou pai de planta”, nome popularmente usado para denominar pessoas que cultivam plantas ornamentais, hortas e jardins em casa. Essa nova tendência influenciou o mercado da floricultura, onde os proprietários viram a grande demanda do novo público.

A pandemia também trouxe uma preocupação por conta da transmissão agressiva e bastante acelerada do vírus, o uso de umidificadores de ar e outras ferramentas para melhorar a qualidade de vida foram utilizadas. Muita gente não sabe, mas várias plantas têm o poder de limpar o ar e deixá-lo mais respirável.

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) liberou um estudo comprovando que existem várias plantas capazes de remover naturalmente alguns poluentes orgânicos, como o benzeno, o formaldeído e o tricloroetileno. A pesquisa levou vários fatores em conta, como a facilidade de obtê-las em virtude do seu custo-benefício e onde encontrá-las.

Alguns dos poluentes observados pelo estudo são:

— Tricloroetileno: normalmente encontrado em tintas.

— Formaldeído: encontrado em saco de papel, painéis de madeira.

— Benzeno: usualmente encontrado em resinas, lubrificantes e detergentes.

— Xileno: encontrado em borracha, couro, fumo de tabaco.

— Amônia: encontrado em limpadores de janela, ceras de chão.

O cientista Bill Wolverton, na época diretor da ONG Wolverton Environmental Services e principal pesquisador do estudo, revelou em entrevista para a BBC Mundo que dentre a longa lista de plantas analisadas, cinco delas são mais eficazes para o interior de casa.

Palmeira-dama (Raphis excels)

2Essas plantas sao bombas de oxigenio e limpam o ar em sua casa

Direitos autorais: Facebook / Decore Vasos e Jardins

A primeira planta da lista tem origem asiática, os japoneses foram os primeiros a utilizar para enfeitar o Palácio Imperial. Ela pode atingir até 4 metros de altura, deve ser cultivada sob meia sombra e ser irrigada regularmente. É capaz de eliminar o formaldeído, o xileno e o amoníaco.

Jiboia (Epipremnum aureum)

3Essas plantas sao bombas de oxigenio e limpam o ar em sua casa

Direitos autorais: Unsplash / Sandra Martins

A jiboia, como é popularmente conhecida, é uma das raras do tipo trepadeiras, que podem ser cultivadas à meia-sombra. Originária das Ilhas Salomão, localizadas no Pacífico Sul, ela é conhecida por ser bastante resistente, muito fácil de ser obtida e capaz de eliminar os poluentes formaldeído, xileno e benzeno.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

4Essas plantas sao bombas de oxigenio e limpam o ar em sua casa

Licenciada para o site O Segredo: feelart / 123RF Imagens

Essa é uma das plantas mais conhecidas pelos brasileiros desta lista, e toda vovó tem uma no jardim de casa. De origem africana e muita versatilidade, pode sobreviver a temperaturas muito altas e baixas. É ótima para eliminar o benzeno, o xileno, o formaldeído, além do tolueno e do tricloroetileno.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum)

5Essas plantas sao bombas de oxigenio e limpam o ar em sua casa

Licenciada para o site O Segredo: simoneob / 123RF Imagens

Essa planta, comumente utilizada para representar a paz, consegue sobreviver com tranquilidade à pouca luz e pouca água. Descoberta na Venezuela, ela consegue absorver a maioria dos poluentes estudados pela Nasa, como benzeno, formaldeído, tricloroetileno, amônia, xileno, tolueno e vários outros poluentes conhecidos.

Falsa-seringueira (Ficus elástica)

6Essas plantas sao bombas de oxigenio e limpam o ar em sua casa

Licenciada para o site O Segredo: grishinaelena/ 123RF Imagens

Também conhecida como árvore-da-borracha, é muito usada como ornamento, porém é mais popular na Ásia Tropical; no Brasil, ela dificilmente alcança 20 metros. Ajuda a manter a umidade do ar e é eficiente na eliminação de benzeno, xileno e tolueno, bem como age contra o formaldeído e o tricloroetileno.

Além de vários benefícios para a saúde, as plantas também servem como uma terapia alternativa, pois podem auxiliar na prevenção do estresse, depressão e sedentarismo, além de ser um ótimo hobby para o dia a dia, colaborando para melhorar o seu humor, a coordenação motora e o foco.

Comente!

Fotógrafo localiza pessoas retratadas em fotos de 40 anos atrás e recria as imagens

Artigo Anterior

Vídeo: pai corta cabelo de recém-nascido, viraliza e divide opiniões

Próximo artigo