publicidade

Esta é a melhor maneira de dizer a uma pessoa que ela está errada, de acordo com a psicologia:

Blaise Pascal foi um filósofo do século XVII. Ele escreveu sobre a maneira mais eficaz de mudar sua mente, anos antes de os psicólogos começarem a estudar formalmente a arte da persuasão.



De acordo com Pascal, existe uma maneira efetiva de fazer alguém mudar sua opinião.

Teoria de Pascal

Pascal observou que corrigir alguém deve ser feito da maneira certa. O filósofo explicou que ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa é uma parte importante de fazê-la mudar de ideia. Uma vez que você vê as coisas através do ponto de vista da outra pessoa, pode explicar o seu argumento de outro ponto de vista dela, que faz mais sentido em sua visão.

Apontar todas as maneiras em que alguém está errado, não vai convencê-lo de que você está certo.

Pascal escreveu: “A pessoa ficará satisfeita dessa maneira, pois verá que não estava enganada, só não conseguia enxergar todos os lados. A pessoa não se ofende por não ter visto tudo, mas ninguém gosta de se enganar, e isso pode surgir do fato de que o homem, naturalmente, não pode ver tudo e, naturalmente, não pode estar errado em seu ponto de vista, já que as percepções de nossos sentidos são sempre verdadeiras.”


Então, em vez de dizer a uma pessoa que ela está errada, tente mostrar-lhe um lado diferente de seu próprio argumento – um lado que ela ainda não viu.

Pascal explicou: “As pessoas geralmente são melhor persuadidas pelos motivos que elas próprias descobriram do que por aqueles que vieram da mente de outros.”

Seguir a teoria de Pascal, apontando o modo como a outra pessoa está certa, antes de discordar com ela, pode ajudá-lo a persuadi-la a mudar sua opinião. De acordo com Arthur Markman, professor de psicologia da Universidade do Texas em Austin, a teoria de Pascal é verdadeira.

“Uma das primeiras coisas que você tem que fazer para dar permissão a alguém mudar de ideia é baixar as defesas dessa pessoa, e impedir que ela fique firme na posição que já tinha estabelecido”, explicou Markman.


“Se eu imediatamente começar a dizer-lhe todas as formas em que você está errado, não há incentivo para você cooperar. Mas se eu começar dizendo: “Ah, sim, você fez realmente agiu certo aqui, acho que são questões importantes”, estarei dando à outra parte um motivo para querer cooperar, como parte da troca. E isso dá-lhe uma chance de dar voz a suas próprias preocupações sobre a sua posição de uma forma que permita a cooperação.”

Da próxima vez em que você se encontrar em desacordo com outra pessoa, considere experimentar a teoria de Pascal!

________

Traduzido pela equipe O Segredo – Fonte: David Wolfe

Referências: QZBritannicaBrainpickings

Direitos autorais da imagem de capa: mindof / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.