Estamos aqui para aprender. “é preciso saber viver”

3min. de leitura

Estamos aqui para aprender, se não fosse por este motivo, qual outro seria?

Os aprendizados são vários e inéditos em várias fases da vida. Não existe uma ordem certa e fixa para eles, mas são inevitáveis e caso você se recuse a aprender, deixará de evoluir e caíra sempre nas mesmas situações desagradáveis, por sempre fazer as mesmas coisas…



Desde mais novos, temos de aprender a andar, a ler, a escrever. Na adolescência, muitos aprendem a arrumar a casa, a ter mais responsabilidades. Na fase adulta, a namorar, a dar conta das despesas, a cuidar dos filhos, a aprender uma nova língua, a desenvolver competências, a ser um profissional bem-sucedido. Na velhice, a ver os filhos saindo de casa, a lidar com as enfermidades que chegam, aprender a desacelerar.

De um modo geral, temos de aprender a lidar com as perdas, com quem chega e com quem parte, que nem todo mundo é seu amigo, nem todo amor é para sempre, que família nem sempre é o pessoal do seu sangue…

Temos de aprender a levantar após as quedas, a nos recompor dos golpes da vida, a dar valor às coisas, antes delas não existirem mais.

Temos que aprender a lidar com a diversidade humana, com os conflitos interpessoais, a amar de verdade, sem jogos, sem mentiras, a acreditar em um dia melhor.


Estamos aqui para aprender que a vida, por mais sofrida que possa ser, vale a pena ser vivida.

Temos de aprender a nos conhecer, saber de nossos limites e potenciais, aprender a nos recompor após a perda de uma pessoa amada, após uma traição, depois da falta de compreensão e de reciprocidade.

Perdoar e acima de tudo, perdoar a si mesmo. Aceitar a finitude humana, a dinâmica da vida.


Aprender que, lá no fundo, a opinião dos outros deve assumir o mínimo destaque em sua vida. Que delícia é ser quem somos de verdade!

A música “É preciso saber viver” nunca fez tanto sentido. Estamos aqui para aprender, se não fosse por este motivo, qual outro seria?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.