Bem-Estar e SaúdeO SegredoQualidade de vida

Estas pessoas vivem mais do que qualquer uma. Aqui estão oito coisas que elas fazem.

220

O povo de Okinawa, uma ilha ao sudoeste do Japão, é conhecido por sua longevidade. Tendo estudado os hábitos dessas pessoas, aprendi nove lições dos okinawanos que eu acredito que os ajudam a viver vidas mais longas e felizes.



1. Abraçam um ikigai

Um ikigai é nossa razão de ser, ou um propósito na vida. Okinawanos mais velhos podem facilmente lhe dizer a razão pela qual se levantam cedo. Seus propósitos lhes dão papéis claros de responsabilidade e sentimentos.



2. Contam com uma dieta baseada em vegetais

Okinawanos mais velhos tiveram uma dieta baseada em vegetais a maioria de suas vidas. As refeições de legumes refogados, batata doce, e tofu são ricas em nutrientes e pobres em calorias. Okinawanos centenários comem apenas pouca carne de porco, que é tradicionalmente reservada apenas para ocasiões cerimoniais pouco frequentes, e comida em pequenas quantidades.


3. Comem mais soja


A dieta de Okinawa é de alimentos ricos feitos com soja, como tofu e sopa de missô. Flavonóides presentes no tofu podem ajudar a proteger o coração e se proteger contra o câncer de mama. Alimentos fermentados da soja contribuem para uma ecologia intestinal saudável e oferecem ainda mais benefícios nutricionais.


4. Mantêm um moai

A tradição de Okinawa de formar um moai, ou uma reunião de pessoas, fornece relacionamentos sociais seguros. Estas redes de segurança prestam apoio financeiro e emocional em momentos de necessidade, e presenteiam todos os seus membros com a segurança de saberem que nunca estão sozinhos.



5. Aproveitam o sol

A vitamina D, produzida pelo corpo quando é exposto regularmente à luz solar, promove ossos mais fortes e órgãos saudáveis. Passar algum tempo do lado de fora todos os dias, permite que mesmo okinawanos centenários tenham altos níveis de vitamina D durante todo o ano.



6. Mantêm-se ativas

Okinawanos mais velhos são caminhantes e jardineiros ativos. A família de Okinawa tem poucos imóveis; eles fazem as refeições e relaxam sentados em tatames no chão. O fato de as pessoas de idade se abaixarem e levantarem dezenas de vezes ao dia, constrói força e equilíbrio no corpo, o que ajuda a proteger contra quedas perigosas.


7. Têm um jardim medicinal


Artemísia, gengibre e açafrão são todos presentes nos jardins de Okinawa, e todos possuem qualidades medicinais. Ao consumi-los diariamente, os okinawanos se protegem contra doenças.


8. Têm atitude

Uma atitude contra o sofrimento dotou os okinawanos com uma presunção afável. Eles são capazes de deixar momentos difíceis no passado, enquanto desfrutam de prazeres simples de hoje. Aprenderam a ser simpáticos e manterem tanto jovens, quantos velhos em sua companhia.


 

___

Traduzido pela equipe de O  Segredo

Fonte: Mind Body Green


É necessário sofrer de amor

Artigo Anterior

Gosto de pessoas que deixam marca, não cicatrizes

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.