ComportamentoMotivaçãoO Segredo

Estas surpreendentes 5 histórias zen vão ensinar a todos algumas importantes lições de vida

estas surpreendentes 5 histórias zen vão ensinar a

1. Tudo muda



“Suzuki Roshi, eu estive a ouvir suas palestras durante anos”, disse um estudante durante o tempo de perguntas e respostas após uma palestra, “mas eu simplesmente não entendo. Você poderia por favor, explicar em poucas palavras? Você pode reduzir o budismo a uma frase? ”

Todos riram. Suzuki riu.

“Tudo muda”, disse ele. Em seguida, pediu para  fazerem outra pergunta.


Um dos principais ensinamentos do budismo é como tudo na vida está sempre mudando e é impermanente. Suzuki Roshi refere-se a essa impermanência quando diz “tudo muda”. Este parece ser um ensino bastante simples, mas na verdade é uma das lições mais profundas que se pode aprender.


2. Esvaziar sua xícara

Nan-in, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor universitário que veio para perguntar sobre Zen.


Nan-in serviu chá. Ele derramou o copo de seu visitante cheio, e depois continuou a derramar. O professor observou o transbordamento até que não pode mais se conter. “Está muito cheio. Não cabe mais nada dentro! ”

“Como esta xícara”, Nan-in disse: “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara? ”

Esta história é autoexplicativa, então vou deixar por isso mesmo.



3.Não-Julgamento

Era uma vez um velho fazendeiro que tinha trabalhado em suas colheitas por muitos anos. Um dia, o cavalo fugiu. Ao ouvir a notícia, os vizinhos vieram visitar. “Que má sorte”, disseram eles com simpatia.

“Talvez”, respondeu o fazendeiro.

Na manhã seguinte, o cavalo voltou, trazendo consigo outros três cavalos selvagens. “Que maravilha!”, os vizinhos exclamaram.


“Talvez”, respondeu o velho.

No dia seguinte, seu filho tentou montar um dos cavalos indomáveis, foi lançado, e quebrou a perna. Os vizinhos novamente vieram para oferecer a sua simpatia em seu infortúnio.

“Talvez”, respondeu o fazendeiro.

O dia depois, os oficiais militares chegaram à aldeia para recolher os homens jovens para o exército. Vendo que a perna do filho foi quebrada, passaram por ele. Os vizinhos felicitaram o agricultor sobre a forma como as coisas tinham acontecido.


“Talvez”, disse o fazendeiro.


4. Certo e Errado

Quando Bankei realizou sua reclusão de semanas de meditação, alunos de várias partes do Japão vieram para participar. Durante uma dessas reuniões, um aluno foi pego roubando. A história foi relatada a Bankei com o pedido de que o culpado fosse expulso. Bankei ignorou o caso.


Mais tarde, o aluno foi pego em um ato semelhante, e novamente Bankei ignorou o assunto. Isto irritou os outros alunos, que redigiram uma petição pedindo a demissão do ladrão, afirmando que, caso contrário, eles iriam embora.

Quando Bankei leu a petição, chamou todos à sua frente. “Vocês são sábios irmãos”, disse-lhes. “Vocês sabem o que é certo e o que não está certo. Podem  ir para outro lugar para estudar, se desejarem, mas este pobre irmão não sabe diferenciar o certo do errado. Quem vai ensinar-lhe, se não eu? Eu vou mantê-lo aqui, mesmo que todos vocês saiam. ”

Uma torrente de lágrimas purificou o rosto do irmão que tinha roubado. Todo o desejo de roubar havia desaparecido.



5. Ser o chefe

Um cavalo de repente veio a galope rapidamente abaixo da estrada. Parecia que o homem tinha um lugar importante para ir.

Outro homem, que estava de pé ao lado da estrada, gritou: “Onde você está indo?”, E o homem sobre o cavalo respondeu:

“Eu não sei! Pergunte ao cavalo! ”


 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Higher Perspectives

Crônica de um amor não vivido

Artigo Anterior

Estes 5 cristais vão impedir a ansiedade e fortalecer sua aura

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.