Reflexão

Este ano, deixe de lado as pessoas que não estão prontas para te amar

Capa Este ano deixe de lado as pessoas que nao estao prontas para te amar

Além de mudar o visual, focar na carreira, faça do amor-próprio prioridade em todos os dias do ano.

Ah, o começo de um novo ano! É quase palpável no ar o desejo de renovação e esperança que temos neste período mágico. Mesmo os mais céticos, que insistem que não há nada de especial nessas datas comemorativas, pois fomos nós mesmos que criamos a noção de tempo, não podem negar que, de fato, parece que somos apresentados a um novo começo sempre que chegamos a um novo ano.

E nada mais comum nesta época do que as famosas listas de desejos e metas. Alguns destes são tão corriqueiros, que resta a dúvida se de fato quem os escreveu os quer conquistar ou só acha que precisa listá-los, já que são tão comuns, como emagrecer, comprar um carro, começar um relacionamento. Já outras metas são mais pessoais e falam daquilo que nossas almas mais desejam, mesmo que nem sempre tenhamos a coragem de admitir.

A verdade é que atingir uma meta depende de tantos fatores, que parecem a receita perfeita para a frustração. Pode ser que para realizar um desejo seu, você precise da cooperação de outros, de dinheiro, de tempo, e nem sempre nós temos todos esses itens alinhados em 365 dias. Pense nas pessoas que tinham como meta em 2020 viajar muito, e do dia para a noite, elas se viram isoladas num mesmo lugar e tendo de lidar com a constante ameaça de um vírus.

Quem acredita nem sempre alcança, mas nada o impede de tentar! Todos os dias podem ser um recomeço e uma nova chance de sonhar, não somente 31 de dezembro.

E mesmo que o ano já tenha começado, sempre há tempo de editar sua lista de metas. Algumas vontades já não combinam mais com a gente, enquanto outras surgem ao longo do caminho.

E existe uma em específico que dependerá exclusivamente dos seus esforços, e justamente por isso pode ser uma das mais desafiadoras: autorrespeito. Amar-se pode ser algo complicado e que nem sempre conseguiremos alcançar plenamente em um ano, mas ao menos o respeito você precisa ter consigo.

Uma das formas mais eficazes de mostrar a si mesmo o valor que se dá é tirando da vida as pessoas que já não lhe fazem bem. De maneira nenhuma isso será fácil, esteja avisado desde já. Às vezes, a pessoa que mais queríamos que nos amasse é justamente aquela que não está pronta para isso no momento, e o mundo é grande e vasto demais para que você precise esperar alguém para viver o amor plenamente.

Demonstrar esse respeito por você é perceber que não há por que tentar se diminuir para caber na vida de ninguém e reconhecer que às vezes não importa o quanto nos queiramos, simplesmente não estamos no mesmo momento da vida daquela pessoa especial. Às vezes, ele ou ela não está pronto para amar você simplesmente, pois ambos precisam amadurecer pontos diferentes. Vocês podem se reencontrar no futuro? Sim, mas nada garante que será o mesmo. E nem precisa ser.

Segurar-se em relações fracassadas é impedir o seu desenvolvimento pessoal. Não há como crescer e conquistar novos ares, se estamos rodeados pelas mesmas limitações. E não há garantia de que o novo será melhor, mas ao menos você terá novas situações com que lidar.

Faça do amor-próprio sua prioridade neste ano e leve isso adiante por toda a vida. Por mais que doa, é preciso deixar pelo caminho aqueles que só lhe oferecem metade, pois você merece viver cada milímetro da intensidade de um amor genuíno.

Que este seja apenas o primeiro ano em que você será sua prioridade.

0 %