Pessoas inspiradoras

Este artista cria esculturas impressionantes com talheres que iam para o lixo!

Foto: Instagram
capa site Este artista cria esculturas impressionantes com talheres reciclados

“Usando materiais recicláveis e orgânicos, minhas esculturas retratam ciclos de vida contínuos que permeiam consciente e inconscientemente a nossa consciência”, relata o artista.

A necessidade de cuidar da quantidade de lixo que cada um de nós produz é urgente, porque temos assistido de camarote a um dos momentos mais críticos da má administração dos resíduos no mundo e como isso impacta o meio ambiente. Sabemos que é preciso muito mais do que reduzir, reutilizar e reciclar o lixo doméstico, ainda assim continua sendo importante cada um fazer sua parte.

Uma das melhores alternativas dentro do processo muito conhecido de reduzir e reciclar o lixo doméstico está no reaproveitamento de materiais, dando a eles outro propósito. Sabe aquela caixa de ovos que vira um trabalho escolar ou a garrafa pet que se transforma em um regador de plantas? É exatamente nisso que pensa Matt Wilson, que utiliza materiais recicláveis e orgânicos para produzir esculturas incríveis de animais.

Sucata, madeira recuperada, talheres usados, ferramentas e até alfinetes viram ponto de partida para algo maior e muito mais bonito. Enquanto a maioria das pessoas simplesmente descarta de qualquer jeito o que não deseja mais, sem pensar no meio ambiente e nos impactos dessa atitude, Matt usa seus dons para dar à casa dos clientes um pouco de personalidade.

O artista começou a investir no trabalho em 2017, mas recentemente passou a fazer esculturas de todos os tipos de animais. De gato a esquilo, não importa o desejo do cliente, Matt é capaz de dar aos talheres de metal o formato dos animais, surpreendendo quem tem a chance de ver seu trabalho. Nem todas as suas produções são corporificadas rapidamente, em alguns casos, é preciso semanas até ele dar “vida” às esculturas.

2 Este artista cria esculturas impressionantes com talheres reciclados

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @airtightartwork

“Estou trabalhando em vários aspectos das aves ao mesmo tempo, o que permite uma coleção mais coesa”, disse Wilson um pouco antes de lançar sua coleção de 100 pássaros na loja online, que esgotaram rapidamente. A originalidade do artista, mesclada com o interesse pela comunidade que o cerca, faz com que suas obras sejam mais do que interessantes: sejam necessárias.

Um de seus principais objetivos como artista é fazer com que cada obra seja inédita, para que o público não encontre similaridade com nenhum trabalho, ao mesmo tempo que saiba quais obras são suas criações por conta da marca que imprime em cada uma.

3 Este artista cria esculturas impressionantes com talheres reciclados

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @airtightartwork

“Espero que as esculturas inspirem outras pessoas a apreciar os itens simples e negligenciados dos quais minhas criações nascem”, disse o artista, fazendo referência aos materiais recicláveis descartados, matéria-prima de suas peças. Seus animais de sucata fazem muito sucesso nas redes sociais, e pessoas do mundo inteiro entram em contato com Matt pelo seu site oficial.

Upcycling

O artista é chamado de upcycling, termo em inglês para reaproveitamento de objetos, transformando-os em coisas incríveis, visando ao bem do planeta. A ideia do reaproveitamento e reutilização de materiais não é nova, mas sempre ganha força quando o momento econômico é incerto, como em casos de guerra e crise econômica.

4 Este artista cria esculturas impressionantes com talheres reciclados

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @airtightartwork

Nos últimos anos, o upcycling tem ficado sob os holofotes à medida que o debate sobre o meio ambiente ganha força, principalmente quando entra em discussão a redução da pegada de carbono. O termo foi cunhado em 1994 pelo ambientalista alemão Reine Pilz, e a prática reduz a quantidade de resíduos que passariam anos em lixões, aterros sanitários, terrenos baldios, áreas públicas.

A prática ainda colabora para reduzir a quantidade de petróleo que precisa ser explorado e refinado, de árvores serem arrancadas, de minério retirado do solo, além de economizar significativa quantidade de água e energia, portanto é um dos maiores exemplos de economia circular.

0 %