Este simples exercício diário fará com que você se sinta muito melhor sobre si mesmo!

Este simples exercício fará com que você se sinta muito melhor sobre si mesmo!

Jennice Vilhauer é uma psicóloga americana que trata pacientes usando terapias cognitivas há quase 15 anos. Em um texto publicado no Psychology Today, ela compartilha um dos exercícios mais bem-sucedidos e simples para ajudar seus pacientes a recuperarem seu sentimento de bem-estar.

Antes de falar sobre o exercício, ela explica que o mais complicado não é realizar a atividade em si, mas, sim, acreditar que os resultados são positivos o suficiente para compensar o esforço investido.

O exercício

É um exercício simples. Tudo o que você precisa fazer é manter um bloco de papel, caderno ou diário ao lado de sua cama e anotar todas as noites, antes de dormir, três coisas que gostou em si mesmo naquele dia.

Quando o novo dia chegar e você se levantar, leia a lista novamente. É importante manter-se fiel à prática. Continue anotando as três coisas durante, pelo menos, 30 dias.

Você não precisa escrever nada muito elaborado ou relacionado à sua aparência física. Podem ser pequenas atitudes que o fizeram sentir-se bem, como manter a paciência em uma situação estressante, seu esforço em uma atividade que não costuma praticar ou alguma gentileza feita a um colega.

Apesar de parecer fácil para a grande maioria, essa prática pode se mostrar muito difícil para as pessoas que sofrem de condições como depressão, porque elas possuem uma tendência de atenção para coisas negativas e dificuldade de focar suas mentes em outras coisas.

Essas pessoas passam muito tempo pensando naquilo que não gostam sobre si mesmas, naquilo que lhes falta e naquilo que não vai bem. E como sabemos, quanto mais pensamos em alguma coisa, mais presente essa coisa se torna em nossas mentes e, consequentemente, mais nossos cérebros buscam coisas semelhantes em nossos ambientes.

Justamente por esse motivo é difícil vermos essas pessoas reconhecendo verdadeiramente um elogio, mas aceitando facilmente críticas. Elas estão acostumadas à negatividade e, por mais estranho que pareça, sentem-se mais “confortáveis” nela.


Benefícios do exercício

O exercício nos ajuda a abandonar padrões de pensamento negativo, visto que se baseia em encontrar qualidades positivas em nós mesmos, todos os dias. Incorporando esta prática, além de nos tornarmos mais conscientes das nossas qualidades, também aprendemos a usá-las em nossas vidas diárias.

Dessa maneira, pouco a pouco aprendemos a receber elogios com mais aceitação, porque eles se tornam mais compatíveis com nossa visão de nós mesmos. Também nos enxergamos com mais amor e compreensão, e menos julgamentos.

Se permanecermos fiéis ao exercício, com o tempo ele trará uma melhora em nossa autoestima e felicidade geral com a vida. A atitude positiva é tudo!

O que você achou do exercício? Gostaria de tentá-lo para afastar os pensamentos negativos? Comente abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: antonioguillem / 123RF Imagens



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