Este vídeo nos mostra por que devemos abandonar o controle e abraçar a vida como ela é



Crescemos acreditando que existe apenas um jeito certo de fazer as coisas, e que quando seguimos esse manual, tudo acontece conforme desejamos.

No entanto, as coisas não são bem assim, e essa nossa falsa visão da realidade pode nos prejudicar seriamente, tornando-nos pessoas egoístas, controladoras e insensíveis com aqueles ao nosso redor, passando por cima de tudo para que nossa vontade seja atendida.

Uma das lições mais importantes, e por vezes mais difíceis, que devemos aprender com a vida é que não existe jornada perfeita, e que os erros, desafios e caos estarão sempre presentes, não importa o quanto nos esforcemos para evitá-los.

Podemos ser confrontados com a adversidade a qualquer momento, e se não sabemos lidar com ela de forma madura, e nos apegamos à necessidade de controle, resistindo ao fluxo natural da vida, apenas causaremos mais dor a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor.

O vídeo que mostramos a seguir fala mais sobre isso. Ele conta a história de um aprendiz budista tibetano chamado Dechen, que é apaixonado pela jardinagem e pela flores. Em uma noite de tempestade, ele encontra uma flor em campo aberto, e decide levá-la para seu mosteiro para que esteja protegida. Mas, mesmo que se dedique para cuidar dela, depois de algum tempo a flor começa a murchar. Dechen não aceita essa situação e acaba passando por um momento muito complicado. No entanto, quando entende que isso está fora de seu controle, novas respostas surgem e ele é capaz de perceber o lado bom desse momento difícil.

É uma grande lição com a qual todos podemos nos identificar, embora o contexto possa ser diferente. Assista com atenção.




Como podemos usar essas aprendizagens em nossas vidas?

Assim como Dechen, todos nós temos uma flor que queremos proteger de tudo. Pode ser uma pessoa, um sentimento, um objeto, um hábito. Nossas flores nem sempre fazem bem para nós, e tentarmos controlar sua presença em nossas vidas pode acabar nos trazendo mais prejuízos do que benefícios. Precisamos aprender a abrir mão dessa necessidade de controle e permitir que a vida se apresente como realmente é.

Podemos aprender algumas lições com o vídeo para enfrentarmos as adversidades em nossos caminhos:

  • A maior prova de amor é permitir que a outra pessoa seja quem realmente é e viva a vida da sua própria maneira. Cada um tem a própria jornada, e tentar controlar o caminho de outra pessoa, ainda que com uma boa intenção, apenas traz resultados negativos.
  • Existem muitas maneiras de alcançarmos nossos objetivos na vida, mas se focarmos apenas em um caminho, ignorando os sinais que mostram que estamos falhando, nós nos fecharemos às outras oportunidades e podemos nos desapontar. Portanto, precisamos estar sempre com o coração aberto, afastando os sentimentos negativos e aprendendo a aproveitar as boas oportunidades que aparecem em nossos caminhos.
  • Devemos aprender a confiar mais no fluxo da vida, mesmo quando estivermos enfrentando momentos difíceis. Ao invés de nos revoltarmos, precisamos focar em seguir em frente e aceitar o que aconteceu, descobrindo as lições que nos possibilitam aprender com a experiência.

Confie que o que está destinado a você chegará no momento certo, e tenha sempre em mente as palavras de Sêneca: “Quem sofre antes do tempo, sofre mais do que o necessário”.

Gostou da mensagem? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!


Imagem de capa retirada do vídeo






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.