publicidade

Estelionato sentimental… você sabe o que é isso?

Se as relações interpessoais que antes eram duradouras e estáveis, se tornaram frágeis e descartáveis, com o avanço da modernidade, também despertaram a necessidade de algumas alterações legais para acompanharem essa evolução. E foi uma dessas decisões inovadoras que me chamou a atenção.



Trata-se de um caso bastante comum nas relações amorosas. Você conhece uma pessoa encantadora, se apaixona perdidamente e começa a fazer concessões. Aos poucos vai mudando a sua rotina, mudando o rumo da tua vida. Mas não é só isso. Em muitos casos o envolvimento vai além dos parâmetros emocionais e você começa a se envolver também na vida pessoal e financeira da pessoa amada. Tudo em prol da relação.

E quando você vê está endividada, cheia de contas para pagar e sozinha. Sim, porque o que parecia ser uma relação estável e duradoura desmoronou e a pessoa amada te deixou.

Foi isso que aconteceu.


Embora todos já tenham ouvido falar em estelionato é a primeira vez que essa palavra vem acompanhada do adjetivo sentimental.

Após alguns anos de namoro e depois de descobrir que seu namorado havia se casado com outra durante o relacionamento, uma mulher entrou com uma ação na Justiça para cobrar danos morais e para ser restituída dos gastos ocorridos por ocasião do namoro bem como das contas pagas em nome de seu parceiro.

A Ação proposta foi julgada procedente em primeira Instância e mais tarde confirmada pelo Tribunal de Justiça que manteve a Sentença condenando um homem a devolver à ex-namorada o total de dinheiro que ela deu a ele durante o relacionamento.

Sem entrar no mérito da questão o que mais chama a atenção é que os crimes antes praticados e condenados na esfera criminal hoje passam a ter uma nova conotação na esfera cível e abre um leque de oportunidades para aqueles que de alguma forma se sentiram lesados material ou emocionalmente durante um relacionamento amoroso, namoro ou casamento.


O Estelionato sentimental é com certeza um termo adequado para descrever esse comportamento.

Onde uma das partes aproveitando-se da fragilidade, do amor e da afinidade da outra pessoa utiliza-se de meios pouco convenientes para obter certas vantagens.

Nos dias atuais as pessoas têm buscado de sobremaneira por decisões que garantam os seus direitos, que possam reverter situações adversas e também perdas financeiras inclusive as ocorridas durante os relacionamentos. Este caso em específico chama a atenção para um tema tão polêmico e de  relevante importância para nossos dias, pois a pessoa que passa por uma situação dessas além de ter prejuízos financeiros ainda sofre constrangimentos perante os amigos e familiares, por ter sido enganada por uma pessoa sem escrúpulos que se aproveita de uma situação de fragilidade para obter para si vantagens e até mesmo enriquecimento ilícito.

Portanto se faz mister olhar com mais cuidados os relacionamentos, pois deve haver reciprocidade não só na esfera emocional como também na material.

Relacionamentos abusivos que te fazem mal ou fazem você se sentir explorada devem ser evitados. Se você estiver dentro de um relacionamento assim não se preocupe com a opinião alheia não sinta medo ou vergonha, se informe e busque ajuda.

Você merece ser Feliz!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.