Notícias

Estudante de 13 anos, do Ceará, é aprovado em 1º lugar para Direito em universidade federal do RJ

Capa Estudante de 13 anos do Ceara e aprovado em 1o lugar para Direito em universidade federal do RJ

Caio Temponi surpreendeu a todos com sua inteligência, e a aprovação é mais um feito em sua carreira acadêmica que, mesmo com pouca idade, já coleciona vitórias.

Basta chegar a época dos resultados dos vestibulares para sermos mais uma vez impressionados com a inteligência dos concorrentes. Ter acesso à educação superior no Brasil não é fácil, mas ver a história de pessoas que, graças ao seu esforço, poderão cursar uma faculdade é muito inspirador. E no caso de Caio Temponi, suas notas chamam mais a atenção ainda por conta da sua pouca idade: o rapaz tem apenas 13 anos e foi o primeiro colocado na disputa de vagas do curso de direito, uma das graduações mais concorridas do Brasil, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a UFRRJ.

E esta não é a primeira vez que ele consegue se qualificar para uma faculdade mesmo antes de terminar o ensino médio. De acordo com informações do UOL, o garoto também conquistou uma vaga no curso de administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde mora. Caio e os pais, no entanto, decidiram que seria melhor para o menino terminar o ensino médio primeiro.

Ele também é medalhista de ouro na Olimpíada de Matemática Mayo e foi aprovado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em primeiro lugar. A idade pode ser pouca, mas a lista de conquistas definitivamente não é.

2 Estudante de 13 anos do Ceara e aprovado em 1o lugar para Direito em universidade federal do RJ

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @gabaritandocaiotemponi

Os feitos de Caio ficam ainda mais impressionantes! De acordo com sua mãe Laurismara Temponi, esta é a primeira vez que o adolescente faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), processo seletivo pelo qual muitos brasileiros têm acesso à universidade.

Mesmo aprovado para Direito na UFRRJ, não está nos planos de Caio ingressar na universidade agora. O garoto prodígio expressou aos pais que quer ficar no colégio e concluir o ensino médio, até porque já avançou três anos na grade. Ele deseja ficar com seus amigos e vivenciar este período da escola, decisão com a qual seus pais concordaram.

3 Estudante de 13 anos do Ceara e aprovado em 1o lugar para Direito em universidade federal do RJ

Direitos autorais: Reprodução / Sisu

A família saiu do Ceará para que Caio possa seguir o caminho escolhido — foi aprovado em primeiro lugar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena (Minas Gerais). É a pessoa mais jovem a passar no concurso, gabaritando a prova, mas preferiu seguir outro sonho: ser juiz federal, por isso continuou estudando para vestibulares em todo o Brasil.

Como tudo na sua vida acadêmica, a preparação para conquistar uma vaga no curso de direito não foi nada convencional. Ele estava em uma turma de estudos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, outra instituição de ensino de muito prestígio, focada no estudo das ciências exatas, logo ele não teve uma preparação exclusiva para o Enem. Mas parece que isso não o atrapalhou, tendo em vista o resultado de sua prova.

Caio teve apenas uma nota que não foi do seu agrado, a de redação: 940. Apesar de ser bem maior do que a maioria dos outros alunos que prestaram o teste, o garoto não ficou satisfeito com a pontuação, dizendo que poderia ter feito melhor.

As questões de matemática, por sua vez, foram quase gabaritadas, exceto por uma. Sua familiaridade com a área é um fato, visto que venceu duas competições internacionais de matemática no ano passado.

O adolescente também é criador de conteúdo, com o canal de YouTube “Gabaritando com Caio Temponi”, no qual grava vídeos resolvendo questões de matemática para os seus mais de 13 mil inscritos.

Além da grade curricular comum na escola, Caio tem aulas de inglês duas vezes na semana e fará uma prova de proficiência de Cambridge, para ter seu certificado, uma vez que ele é fluente no idioma.

0 %