Pessoas inspiradoras

Estudantes criam van que roda até 730 km por dia usando apenas energia solar

Capa Estudantes criam van que roda ate 730 km por dia usando apenas energia solar
Comente!

O veículo sustentável pode fazer parte de uma revolução em busca de formas de locomoção mais amigáveis para o meio ambiente.

Vinte e dois estudantes universitários holandeses completaram uma viagem de 2.896,819 quilômetros movida apenas pelo Sol para mostrar que veículos sustentáveis ​​podem permitir viagem pelo mundo sem prejudicar o meio ambiente.

Inscritos na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, os alunos dizem que sua van, chamada Stella Vita, é a primeira casa móvel movida a energia solar do mundo. Com seu teto de painel solar e asas que se dobram com painéis adicionais quando estacionada, a equipe dobrou a superfície solar para 17,5 metros quadrados, o que gera energia suficiente para viver e dirigir apenas do poder irradiado do Sol.

Em um dia ensolarado, a casa móvel Stella Vita, que já é permitida nas estradas da Holanda (já tem placa de licença), pode viajar até 730 quilômetros em 24 horas e atingir cerca de 120 quilômetros por hora.

Com um teto que se levanta quando está parado, é possível cozinhar lá dentro. Feito para caber até duas pessoas, o inovador automóvel dispõe de cozinha com geladeira, área de estar, cama, chuveiro e toalete.

2 Estudantes criam van que roda ate 730 km por dia usando apenas energia solar

Direitos autorais: Reprodução / Solar Team Eindhoven

De acordo com informações do site oficial desse empreendimento, o Stella Vita é uma casa sobre rodas autossustentável e confortável. Por meio de painéis solares instalados no teto, independe de estações de carregamento, já que usa a energia do Sol. Mas é equipado com um carregador de energia elétrica, em caso de emergência.

O veículo gera energia solar suficiente para dirigir, tomar banho, assistir à TV, carregar laptop e fazer café dentro do veículo, afirma a equipe responsável.

Em um ano, os alunos conseguiram projetar e construir a casa móvel, e concluíram sua viagem de demonstração de Eindhoven até o extremo Sul da Espanha. Um caminho considerável a se percorrer, mas que o Stella Vita deu conta!

Os motoristas e passageiros também podem rastrear a quantidade de energia usada e quanto resta no veículo. As notícias dizem que existe uma bateria de 60 quilowatts-hora, que permite viajar aproximadamente 600 milhas à noite, mesmo sem a presença do sol.

Apesar de sua inovação chamar a atenção, o Stella Vita não é o primeiro veículo solar feito pela equipe de estudantes e professores universitários, que trabalham com o nome Solar Team Eindhoven, cujas primeiras atividades em tecnologia sustentável datam de meados de 2012. Em seu primeiro ano, eles foram os pioneiros na construção de um carro familiar movido a energia solar, chamado de Stella.

Aparentemente, os empreendimentos carregam nomes semelhantes para nunca nos esquecermos de que são ideias que vieram do mesmo lugar. Desde então, houve mais três veículos antes dessa van pop-up.

Stella e seus sucessores Stella Lux, Stella Vie e Stella Era, de cinco lugares, competiram no World Solar Challenge, na Austrália, e venceram em sua classe Cruiser em todas as quatro edições (2013, 2015, 2017 e 2019). Sendo o apenas um “carro familiar” competidor com placa, o registro rodoviário na região dos carros Stella contribuíram para a pontuação das vitórias nas corridas.

Solar Team Eindhoven criou uma fundação sem fins lucrativos para promover seus conceitos práticos de veículos solares para adoção em uma escala ampla, para toda a Austrália e, futuramente, o mundo.

Em 2017, alguns dos alunos responsáveis ​​pelos veículos lançaram a própria startup para fazer uma versão comercialmente viável do carro chamada Lightyear One, que deveria entregar os carros solares para quatro passageiros, que custavam cerca de US$ 127 mil, o equivalente a R$ 720.064,92.

Com mais iniciativas como essa, podemos estar diante de um futuro em que a nossa locomoção será cada vez mais verde!

3 Estudantes criam van que roda ate 730 km por dia usando apenas energia solar

Direitos autorais: Reprodução / Solar Team Eindhoven

Comente!

Bebês dormem do lado de fora, na neve, nos países nórdicos – e isso é completamente normal por lá

Artigo Anterior

“A maternidade cansa, sim. E tá tudo bem não dar conta de tudo”, diz influenciadora digital

Próximo artigo