Estudo diz que as pessoas com “letra feia” são mais espertas

3min. de leitura

Uma boa notícia para as pessoas que possuem uma letra peculiar e que sofrem para ter suas mensagens compreendidas: não fique mais triste, porque, de acordo com um estudo, isso significa que você é realmente inteligente!

O momento de se lamentar pelas críticas à sua letra passou, e agora você pode celebrar ter um modo de escrever muito particular e curtir a sua verdadeira inteligência. Quem proporcionou esse momento para muitas pessoas foram pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que tiveram sua pesquisa publicada no American Journal of Psychology.



Como mostrado pelo estudo, os alunos mais inteligentes costumam se expressar em textos menos elaborados, e a habilidade de desenvolver uma caligrafia bonita pode ser interrompida por conta da velocidade dos pensamentos. Essas pessoas pensam em tantas coisas ao mesmo tempo e têm pressa de colocar tudo no papel no menor tempo possível, e por isso acabam escrevendo muito rápido e com a letra um pouco “desleixada”.

Para o psicólogo Arnold L. Gesell, da Universidade de Yale, as crianças mais inteligentes valorizam a qualidade das informações escritas acima de uma caligrafia bonita:

Crianças com letras ruins mostraram altas habilidades mentais e agilidade mental acima da média. Para eles, a informação que receberam foi mais importante do que lutar por uma boa letra.”

De acordo com o que entendemos sobre conceito de inteligência, aqueles que resolvem os problemas em menos tempo são os mais inteligentes e providos de agilidade de raciocínio. Isso pode ser aplicado às crianças também. Aquelas com maior agilidade mental geralmente são as mais inteligentes, e por isso não são tão hábeis na caligrafia, já que a transmissão da informação é mais importante do que “sua aparência”. É por isso que a inteligência está relacionada à deficiência na escrita.


No entanto, nada impede que essas pessoas treinem sua caligrafia. Com prática e coordenação de vista, cérebro e a mão, a escrita pode ser melhorada, explica Arnold.

Agora você tem uma ótima justificativa para apoiá-lo quando as pessoas começarem a reclamar de sua caligrafia!

O que você achou da pesquisa? Deixe um comentário abaixo com sua opinião e marque amigos que precisam saber dessa notícia!


Direitos autorais da imagem de capa: Tan Danh / Pexels


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 24/01/2019 às 6:01






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.