4min. de leitura

Estudo mostra que os pais têm mais influência na vida das filhas do que as mães

Todos sabemos do papel fundamental que os pais e mães exercem nas vidas de seus filhos. Essas pessoas nos ensinam valores fundamentais que nos guiarão durante todas as nossas vidas, e cada um deles tem a sua importância especial.


No entanto, estudos recentes mostram um fato muito curioso. De acordo com eles, os pais possuem maior influência nas vidas de suas filhas mulheres do que as mães. Isso porque a presença do pai é fundamental para o desenvolvimento emocional das filhas.

Entenda melhor abaixo.

A importância dos pais no âmbito emocional

As filhas que têm um ótimo relacionamento com seus pais correm menor risco de desenvolver depressão e ansiedade e lidam melhor com situações de estresse. Isso foi o que descobriu um estudo publicado no Journal of Family Psychology. Descobriu que a presença do pai também deixa as filhas mais tranquilas para falar sobre suas emoções, o que ajuda em seus relacionamentos consigo mesmas e com outras pessoas. As filhas de pais presentes recebem mais reforços positivos para a autoestima e autoconfiança.


A importância dos pais no âmbito prático da vida

A presença dos pais na vida das filhas também tem um enorme impacto em sua saúde. Um estudo feito pela Universidade Rutgers revelou que as filhas de pais presentes são mais saudáveis ​​do que as filhas de pais ausentes. Além disso, os pais também ajudam a proporcionar estabilidade financeira.

No entanto, para que todos os benefícios mencionados acima possam ser colhidos com eficiência, é importante que os pais estejam presentes nas vidas das filhas, desde sempre.


Atualmente, é mais fácil para os pais se envolverem nas vidas de suas vidas desde cedo. Existem menos tradições e mais liberdade de conexão entre as pessoas. Dessa maneira, o interesse pela família vai de cada um.

Por mais que os homens, em sua maioria, sejam vistos como ausentes e desinteressados nas vidas de seus filhos, existem muitos pais de verdade no mundo, que cumprem o seu papel com excelência, proporcionando às suas filhas tudo aquilo que precisam para crescerem cercadas de saúde, amor, apoio e presença.

O objetivo deste texto não é diminuir a importância das mães nas vidas de suas filhas, pois sabemos que são insubstituíveis. Apenas queremos mostrar um ponto de vista diferente do que estamos acostumados, ressaltando o valor dos pais para a criação de filhas emocionalmente saudáveis.

Você tem um pai presente? Como isso influenciou em sua vida? Comente abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: halfpoint / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.