Pessoas inspiradoras

Ex-morador de rua decide mudar de vida e tira 920 em redação do Enem: “Estudei pelo YouTube”

2 capa Ex morador de rua decide mudar de vida e tira 920 em redacao do Enem Estudei pelo YouTube

Alexandre tinha o propósito de mudar de vida, largou as drogas e passou a se dedicar aos estudos on-line. Mesmo com tamanho esforço, a nota foi uma surpresa.



A vulnerabilidade econômica e social pode fazer com que algumas pessoas tenham a rua como única opção para conseguir dinheiro e comida, já que não conseguem emprego e, sem dinheiro, ficam sem possibilidades de pagar por uma casa.

Alexandre Camilo da Silva, de 55 anos, já esteve em situação de rua e, segundo reportagem do G1, fala que a dependência química foi um dos principais fatores que o levaram a esse ponto. Ao contrário da maioria das pessoas que não têm teto, Alexandre teve acesso aos estudos, inclusive até possui uma graduação em Biologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alexandre começou a usar drogas na faculdade, de forma recreativa, mas isso não o impediu de terminar a graduação e fazer um mestrado em ecologia.


Conforme o tempo passava, o uso foi ficando cada vez mais regular e o homem, que já trabalhou como biólogo, pesquisador e professor, via-se sem forças para continuar trabalhando, foi quando se entregou.

Sua luta contra a dependência química é longa, ele chegou a fazer alguns tratamentos, mas sempre tinha recaídas. Em 2016, um amigo arrumou um emprego para Alexandre, no Nordeste, na área de turismo. Mesmo empregado, ele não parou de consumir drogas, o que fez com que novamente o trabalho não desse certo. Em 2018, decidiu buscar ajuda em Fortaleza, capital do Ceará.

2 2 Ex morador de rua decide mudar de vida e tira 920 em redacao do Enem Estudei pelo YouTube

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.

Alexandre procurou a prefeitura para que pudesse dormir em albergues, mas não teve sucesso, por isso passou a morar na rua. Durante nove meses, ele dormiu na rua, sem roupas, sem cobertor, sem sapatos, foi quando decidiu definitivamente mudar de vida. Ele acordou e imediatamente refletiu sobre o álcool e as drogas, que tanto consumia, foi quando se mudou para Teresina, capital do Piauí.


Em Teresina, ele conheceu a Pastoral do Povo de Rua, e trabalhou como voluntário, até ser contratado como monitor social.

Nesse emprego, conheceu sua atual esposa. Sua vida mudou radicalmente, e ele tomou coragem para escrever um livro de poesia, que foi lançado de forma independente, em 2020, chamado “Poesias”.

2 3 Ex morador de rua decide mudar de vida e tira 920 em redacao do Enem Estudei pelo YouTube

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.

Seus escritos alimentaram a ideia de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ele decidiu se preparar através de videoaulas no YouTube e o apoio de uma gramática antiga da pastoral, onde trabalha. O resultado foi uma surpresa: 920 pontos, quase nota máxima!


Agora Alexandre pretende se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tentar uma vaga no curso de Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, pretende escrever novo livro de poesias e sonha em voltar a dar aulas de biologia.

O que achou desta história?

Comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!


Mãe mostra o poder dos cabelos longos e crespos de filho de 9 anos e celebra ancestralidade africana

Artigo Anterior

Mãe critica falta de independência das crianças de hoje: “Elas não sabem se cuidar. É nossa culpa, como pais!”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.