Comportamento

Ex-vendedor ambulante, modelo baiano conquista grandes marcas internacionais

Capa Ex vendedor ambulante modelo baiano conquista grandes marcas internacionais

Natural de Feira de Santana, Matheus Hava deixou para trás a vida de ambulante e hoje mora na Europa, batalhando para conquistar seus sonhos.

O mundo da moda pode ser muito cruel com sua cobrança por corpos impecáveis e um sentimento geral de descontentamento pela importância que status e contatos têm para quem quer seguir essa carreira. Todos já ouvimos falar de pelo menos um dos lados negativos dessa indústria, então por que ela continua atraindo tantas pessoas? Simples, a moda ainda proporciona oportunidades para quem quer viver dela e realizar sonhos.

Por mais difícil que seja ser “alguém” no mundo das passarelas, histórias de pessoas que ascenderam sempre nos inspiram. Um caso que se encaixa nesses requisitos é o de Matheus Hava, um rapaz brasileiro que trabalhava como vendedor ambulante para ajudar sua família, até que teve a oportunidade de realizar seu sonho: ser modelo.

O modelo de 25 anos foi descoberto em 2021, e em menos de um ano deixou para trás a vida de vendedor e está ganhando as passarelas do mundo. De acordo com informações do portal Terra, Matheus é da cidade baiana de Feira de Santana, e sempre trabalhou para ajudar a família vendendo acarajés junto com a mãe na cidade natal.

Tudo mudou quando Hava completou 20 anos, pois se mudou para o Rio de Janeiro. Por lá, ele ainda trabalhava como ambulante, vendendo sacolés e bolos, que faziam sucesso com a clientela fluminense. Matheus não esconde nem um pedaço de sua história, dizendo ter muito orgulho de sua trajetória de superação.

2 Ex vendedor ambulante modelo baiano conquista grandes marcas internacionais

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @matheus.hava

Ele se lembra que o trabalho era muito puxado, mas sempre enfrentou o que fosse preciso para buscar uma condição melhor. Ele e a mãe começavam à noite a produção dos acarajés e só finalizaram de manhã, lá na Bahia, antes de mudar para o Rio. Os dois saíam para vender a produção depois do almoço e só voltavam quando já era noite. Sua rotina no Rio de Janeiro, antes de ser descoberto, consistia em carregar uma mala com pães, bolos e coxinhas, além de uma bolsa térmica com cerca de 60 sacolés, tudo produzido por ele.

Matheus tentou vários caminhos para ter uma vida melhor: fez curso de barbeiro, dreadmaker, confeiteiro, já foi panfleteiro, atendente de caixa e por fim empreendeu no ramo alimentício. Mesmo tendo atuado em áreas completamente diferentes da indústria da moda, ele acredita que hoje, atuando como modelo internacional, traz um pouco de cada experiência que teve, principalmente a determinação para lutar pelos seus maiores sonhos.

Mesmo com pouco tempo na indústria da moda, Matheus já pode ser considerado um sucesso, pois conquistou seu espaço nos desfiles de marcas como Calvin Klein e Lacoste, além de diversos editoriais fotográficos para revistas da área, como a edição de Hong Kong da Marie Claire.

O baiano é uma das apostas da Way Model, agência de modelos de Anderson Baumgartner, a mesma das tops como Carol Trentini, Alessandra Ambrósio e Sasha Meneghel.

Matheus Hava vive na Europa, onde estreia no mercado da moda internacional, dividindo-se entre a Alemanha e o Reino Unido. O modelo diz que valoriza todas as suas conquistas até o momento, desde as menores.

3 Ex vendedor ambulante modelo baiano conquista grandes marcas internacionais

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @matheus.hava

Desde as vendas de acarajé, na infância, passando pela venda de sacolés no Rio de Janeiro até a sua descoberta no mundo da moda, Matheus dá valor a cada parte de sua trajetória.

Que ele brilhe sempre nas passarelas do mundo, inspirando cada vez mais pessoas com sua história de superação

0 %