Exaustão mental: é assim que seu corpo o avisa que sua mente precisa de descanso!

Você sente sua mente muito cansada? Então pode estar sofrendo de exaustão mental. Conheça os sintomas da condição e como melhorá-la!



Na vida cheia de compromissos, responsabilidades e prazos em que vivemos, não é difícil se esgotarem as nossas mentes e corpos devido a preocupações e esforços intensos. Ainda que tentemos manter o equilíbrio entre trabalho e descanso, em algum momento, podemos nos encontrar com dificuldades de seguir com a nossa rotina.

Qualquer um de nós que passe por longos períodos de estresse pode se tornar uma vítima da exaustão mental, que suga a nossa energia, disposição e nos torna incapazes de cumprir todos os nossos compromissos.

Os sintomas da exaustão mental podem ser sentidos em níveis físicos, emocionais e comportamentais, que crescem lentamente, até comprometer toda a nossa qualidade de vida. Nesse sentido, quanto antes identificarmos essa condição, mais capazes seremos de tratar delas da forma correta.


Abaixo mostramos uma lista com os principais sintomas de exaustão mental e as maneiras comprovadas por estudos de lidar com essa condição. Confira e cuide de si mesmo!

Sinais emocionais de exaustão mental:

  • Depressão.
  • Pavor e desespero.
  • Falta de motivação.
  • Dificuldade de concentração e produtividade.

Sinais físicos de exaustão mental:

  • Dores de cabeça, estômago e o no corpo de forma geral.
  • Fadiga crônica.
  • Mudanças no apetite.
  • Insônia.
  • Ganho ou perda de peso.
  • Aumento de doenças, como resfriados e gripes.

Sinais comportamentais de exaustão mental:

  • Isolamento social.
  • Queda na produtividade no trabalho e na vida pessoal.
  • Dificuldade de cumprir prazos e compromissos.

Causas de exaustão mental

A exaustão mental pode ser provocada por um longo período de estresse em qualquer área da vida. As causas dessa condição variam de pessoa para pessoa, mas existem alguns gatilhos mais comuns para todos. São eles:

Ocupações de alta pressão, como atendentes de emergência e professores.


  • Jornada de trabalho longa.
  • Estresse e preocupações com a vida financeira.
  • Insatisfação com o trabalho.
  • Viver com uma doença crônica.
  • A perda de um ente querido.
  • Responsabilidades da maternidade ou paternidade.
  • Falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Tratar da exaustão mental

Quando a situação está realmente grave, é ideal a procura de um profissional capacitado para ajudar você a viver melhor, mas existem algumas técnicas e mudanças de estilo de vida que podem colaborar para evitar o estresse, a fim de que você viva com melhor qualidade e mais tranquilidade.

1. Exercícios físicos

Os exercícios físicos são bons para todas as áreas de nossas vidas, inclusive para a saúde física e emocional. Escolha um exercício que se encaixe em seu perfil e inicie uma rotina dessa prática, seja uma caminhada ou algo mais intenso, como uma luta.

Um estudo de 2010, realizado com 533 policiais suíços, mostrou que os exercícios estavam associados a uma saúde melhor e que prevenia contra problemas de saúde relacionados ao estresse. Os participantes estudados também relataram sentir-se mais bem preparados para lidar com o estresse crônico depois de se exercitarem. O exercício moderado foi mais adequado para reduzir o estresse do que o intenso.


2. Técnicas de relaxamento

Os benefícios das técnicas de relaxamento para redução de estresse e ansiedade são reconhecidos pela ciência. Um estudo realizado em 2013, em Bangkok (Tailândia), que contou com 30 estudantes de medicina, mostrou que a meditação reduz os níveis de cortisol no sangue, o que pode diminuir o risco de doenças associadas ao estresse. Algumas das técnicas que você pode experimentar incluem ioga e aromaterapia.


3. Diário de gratidão

Quando nossa mente está cansada, podemos ser atingidos mais facilmente por pensamentos e sentimentos negativos, por isso é uma boa ideia ter um diário para anotar coisas pelas quais você é grato todos os dias, isso pode ajudá-lo a se concentrar no que há de bom em sua vida.

Um conjunto de três estudos publicados em 2017 revelou que as pessoas que praticam gratidão e exercícios relacionados a ela experimentam menos estresse, sentimento de melhor bem-estar, mais felicidade e satisfação em seus relacionamentos, e também melhor saúde física.

Além dessas dicas, é importante aprender a lidar de uma maneira mais correta com os seus estressores diários, buscando medidas que reduzam sua intensidade, além de ter um tempo para descansar a cada dia e fazer acompanhamento com um profissional que possa ajudar você a lidar com isso da melhor maneira possível.

A exaustão mental é séria, mas também tratável. Se sentir que está passando por essa situação atualmente, cuide bem de si mesmo, para que tenha uma vida feliz e de paz interior.

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