ColunistasComportamento

Exaustão não é sinônimo de produtividade!

Produtividade muitas vezes é confundida com o estar atarefado e com o tempo todo comprometido por inúmeras tarefas.



Quantas pessoas não se orgulham de estarem sempre ocupadas, não terem tempo para mais nada, mas que reclamam que não conseguem finalizar a grande quantidade de tarefas que parece não ter fim? E se conseguem, focam tanto que fica impossível administrar suas emoções e logo, suas relações afetivas.

Você pode estar apenas matando tempo com atividades que nada acrescentam à sua vida e que não produzem resultados e ainda assim não ter tempo para fazer mais nada de útil. Também de nada adianta aumentar o número de horas que você passa trabalhando para dar conta de mais e mais tarefas.

Adotar jornadas diárias de trabalho de 14, 15 horas só irá resultar em mais cansaço e, a longo prazo, uma queda na sua produtividade.


Não é sobre quanto tempo você se ocupa, e sim sobre sua concentração em realizar a atividade pretendida.

 “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” – (Carlos Drummond de Andrade)

Não é sobre quão árduo se dedique ao trabalho, mas sim sobre agir inteligentemente, utilizar dos meios tecnológicos ao seu favor. Você pode achar estranha a sugestão de reservar um tempo para fazer nada, ainda mais hoje quando vivemos atarefados praticamente 100% do tempo, mas é necessária uma pausa, para que assim possamos ser mais produtivos e gerenciar nosso tempo.


Quando você está com uma carga de trabalho excessiva, sua energia fica concentrada em apenas um assunto, impedindo seu cérebro de fazer novas conexões. Para realizar mais conexões, você precisa diversificar, de vez em quando, seu foco de atenção e equilibrar momentos de trabalho e lazer, não só para manter a motivação elevada, mas também ter novos insights. Portanto, sempre que possível, reserve um tempo para ler livros, assistir filmes e consumir conteúdo de qualidade. Você vai perceber a diferença na sua performance em pouco tempo.

É preciso ampliar nossa consciência para que possamos mudar nossa visão, assim gerando tempo de qualidade e realmente produtivo.


Estou dedicada a minha própria felicidade no amor…

Artigo Anterior

Gratidão é a energia do meu coração!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.