Espiritualidade

Exercício 1: conte as suas bençãos

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Para a alegria de todos, chegamos ao primeiro exercício mágico.



Contar as suas bençãos é uma prática muito poderosa que vai acompanhá-lo durante os próximos 28 dias e vai mudar a sua forma de ver a vida e tornar os seus dias mais mágicos.

Você pode fazer isso pensando em todas as coisas pela qual você é agradecido (ou deveria ser).
Quando você é grato pelas coisas que você já tem, não importa o quão pequena ela seja, você vai perceber que elas vão melhorar ainda mais e cada vez você terá mais motivos para agradecer.


Exemplo: se você tem um emprego, mesmo que ele não seja o emprego dos seus sonhos, seja grato primeiro porque você tem um emprego e depois por todas as coisas boas relacionadas a ele e logo você vai perceber a mágica da gratidão em ação e vão aparecer mais motivos e oportunidades para você agradecer.

Repare que você provavelmente não costuma bater papo com os amigos falando das graças que você teve em relação ao seu trabalho, por exemplo. Pelo contrário, do mesmo jeito que na mídia, notícia boa não dá ibope. O que dá ibope mesmo é reclamar e criar polêmica. Reclamar do chefe, do ar condicionado, do trânsito, da violência, do excesso de trabalho, etc. E com isso, você perde o seu precioso tempo se concentrando no negativo e não no positivo.

A grande sacada deste exercício é mudar o seu foco e fazer você se concentrar no positivo.
Ao invés de contar as coisas ruins, conte as coisas boas ou o lado bom de cada situação.  Pense que a cada contagem negativa você anula uma positiva (que medinho que deu agora, não?) e evite a todo custo criticar, condenar ou se queixar. (Pausa para uma observação: Isso me lembrou o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas do Dale Carnegie. O primeiro ensinamento dele é Não critique, não condene e não se queixe. Muito sábio!)


Exercício 1:
De manhã, assim que acordar, ou o mais cedo possível, você precisa fazer uma lista de 10 bençãos.
Quando você pensar no motivo pelo qual você é grato, você vai sentir a gratidão mais profundamente. Então, além de pensar no “o que?”, acrescente o “Por quê?”

Seguem alguns exemplos:


Eu agradeço por mais um dia de vida porque é a oportunidade que eu tenho de fazer diferente e dar o meu melhor;
Sou muito feliz porque sou mãe e posso experimentar esse sentimento de amor incondicional;
Sou muito agradecida porque consegui comprar o meu carro e tenho liberdade para me locomover com facilidade e fazer o que gosto sem depender dos outros.
Agradeço por ter me disciplinado para praticar atividade física porque isso influencia positivamente na minha saúde.


Depois de listar as 10 bençãos, releia a lista e sinta a gratidão dentro de você.
Repita a palavra mágica 3 vezes: Obrigado, Obrigado, Obrigado! ( mentalmente ou em voz alta)

 

Eu normalmente faço isso antes de levantar da cama e isso já me faz levantar de bom humor e mais empolgada para o dia que está por vir (o que é muito considerando que eu acordo as 5h30 normalmente). Sinto toda a gratidão dentro de mim e uma sensação maravilhosa de que neste dia eu terei mais motivos para agradecer.


Esse exercício deve se repetir pelos próximos 28 dias (e por toda a sua vida, eu sugiro) e ao final você terá uma lista de 280 motivos para agradecer.

Parece muito mas é incrível como eles já existem e nós não nos damos conta.  Se você analisar de forma mais atenta, vai encontrar muitos motivos macro: sua casa, sua família, seu trabalho, seu animal de estimação, pelo lindo dia, pela água que você bebe, o ar que você respira, pela comida, pela natureza, pelos seus sentidos, pelas suas pernas, mãos, pela sua voz, pela sua saúde, por se sentir amada, por ter amigos.

E intermináveis motivos “micro”: por ter se saído bem na apresentação, por ter fechado aquele contrato importante, por ter reencontrado um amigo que não via há tempos, pelo jantar maravilhoso, por não ter pego trânsito, por ter encontrado uma vaga fácil de estacionar bem rapidinho, por ter conseguido malhar no dia anterior, por ter seguido a dieta, pela ligação que recebeu do seu namorado, por ter conseguido alugar o filme que você estava procurando, por morar em um lugar seguro, por ter chegado em casa em segurança, pelo beijo da sua filha, por ter feito uma boa prova e etc.

De início eu fazia o exercício mentalmente mas depois senti falta de ter todas as bençãos para ler, o que pode ser muito útil naquele dia ou naquele momento em que você está triste ou meio deprimido.


Sugiro que coloque um caderno ao lado da cama ou escreva no seu smartphone ou que grave e depois passe a limpo.

Boa sorte com a prática.

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