Testes

Exercício lógico: qual das meninas foi a primeira a chegar à casa da avó?

Este exercício quebrou a cabeça de muita gente. Descubra se você consegue solucioná-lo!



Os exercícios lógicos são ótimas maneiras de colocar nossa mente em ação, encontrar caminhos que não pensaríamos tradicionalmente e nos preparar para enxergar o mundo com muito mais possibilidades.

Desde pequenos, somos introduzidos nesse universo, seja na escola, nas situações do dia a dia ou até mesmo em concursos, e temos a capacidade de nos aperfeiçoar na habilidade de raciocinar segundo a lógica.

A lógica é um tipo de conhecimento bastante específico, ao qual precisamos nos dedicar bastante. No entanto, o esforço é recompensado, já que, quanto mais o praticamos, melhores nos tornamos.


Se você é um apreciador de lógica, com certeza está sempre buscando novos desafios, seja para provar o seu conhecimento até então ou para buscar evoluir o aprendizado que já possui.

Por aqui, compartilhamos alguns desafios bastante interessantes, que podem ajudar no seu caminho rumo a uma mente desenvolvida. Recentemente, compartilhamos um teste de lógica que faz o maior sucesso, e hoje trouxemos um similar, que certamente colocará você para pensar.

Esse exercício lógico foi uma das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019, e deixou bastante gente intrigada, gerando uma grande mobilização nas redes sociais até que fosse resolvido. Apresentaremos logo a seguir. Atente muito bem para o que pede o exercício, coloque sua mente para funcionar e veja se é capaz de chegar à resposta correta.

O enunciado é: “Ana, Beatriz, Cláudia, Daniela e Érica foram visitar a vovó Margarida. Beatriz chegou antes de Ana e depois de Daniela. Já Cláudia, Daniela e Érica chegaram uma em seguida da outra, nessa ordem. Quem foi a primeira a chegar?”


As opções de resposta são:

A. Ana

B. Beatriz

C. Cláudia


D. Daniela

E. Érica

Conseguiu chegar a um resultado? Tome o tempo necessário e depois continue lendo o texto para descobrir a resolução. Como essa questão chamou a atenção de muita gente, o professor e autor do Sistema Anglo de Ensino, Thiago Dutra, resolveu a questão e a compartilhou. Segundo sua explicação, a alternativa correta é a letra C.

Thiago explicou que uma maneira rápida de resolver a questão é percebendo que o enunciado já esclarece que Cláudia (1), Daniela (2) e Érica (3) chegaram nessa ordem. Nesse caso, a única dúvida que nos resta é se Ana e Beatriz chegaram depois de Érica ou antes de Cláudia. No entanto, o texto também diz que Beatriz e Ana chegaram depois de Daniela. Portanto, Cláudia foi a primeira a chegar, justificando a opção “C” como correta.


Se você conseguiu chegar ao mesmo raciocínio por conta própria, é um sinal de que está mandando muito bem na lógica. Entretanto, se precisou de ajuda, pode precisar se dedicar ainda mais para dominar esse conhecimento.

Humilhada por vender churrasco na rua, psicóloga afirmou: “Não tenho um pingo de vergonha”

Artigo Anterior

Filho cria anúncio para ajudar mãe desempregada e, em menos de 48h, ela recebe centenas de propostas

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.