publicidade

Exercícios para manter o equilíbrio emocional e psicológico em tempos de confinamento

Temos muito mais alternativas para manter nossa imunidade boa, mesmo frente ao caos, seja qual for ele.



Em tempos do Covid-19, precisamos preservar ao máximo nosso organismo. No entanto, vejo muitas, mas muitas pessoas que estão fazendo o contrário, enfraquecendo o sistema imunológico com julgamentos, não aceitação, indignação, mágoa, medo, desespero, preocupação…

Mas isso não é normal? Somos seres humanos e todas as emoções negativas estão em nós e têm uma função, porém, se as emoções negativas crescem muito frente aos acontecimentos, vão nos deixando vulneráveis a doenças, vão tirando o brilho da vida, vão tirando nossa força…

Este conto da tradição sufi retrata bem o que as emoções negativas descontroladas provocam:


A Peste ia a caminho de Bagdá, quando encontrou Nasrudin.

Este perguntou-lhe:

– Aonde vais?


A Peste respondeu-lhe:

– A Bagdá, matar dez mil pessoas.

Depois de um tempo, a Peste voltou a encontrar-se com Nasrudin. Muito zangado, o mullah disse-lhe:

– Mentiste-me, disseste que matarias dez mil pessoas, e mataste cem mil.

E a Peste respondeu-lhe:

– Eu não menti, matei dez mil. O resto morreu de medo. 

Meu trabalho diário, já há mais de 30 anos, é disseminar positividade e ferramentas que fortaleçam nosso cérebro, nosso sistema nervoso, nosso organismo, nossa alma…

Agora, mais do que nunca, convido pessoas que tenham o mesmo intuito de ajudar nessa disseminação de força, de equilíbrio para juntos atravessarmos essa fase difícil que vivemos.

Neste vídeo, existem quatro exercícios importantes para mantermos nosso equilíbrio emocional. É rápido e mostra de forma lúdica e didática exercícios simples e eficazes, tudo cientificamente comprovado.

Temos muito mais alternativas para manter nossa imunidade boa, mesmo frente ao caos, seja qual for ele:

  • Busque notícias no máximo duas vezes ao dia, sempre de fontes confiáveis, fontes oficiais de saúde, de segurança pública… Quando somos bombardeados por notícias tristes, negativas, violentas, nosso organismo se ressente com isso.
  • Repasse mensagens boas, positivas, que fortaleçam caminhos cerebrais saudáveis, positivos e não tóxicos.
  • Evite a indignação, a raiva, o desequilíbrio. Afinal, em um minuto de acesso de raiva, o nosso organismo leva seis horas para recuperar-se. É comum acontecer, em situações de pandemia, de isolamento, sentimentos, como frustração, raiva e confusão mental. Por isso a importância de procurar exercícios para reduzir o stress, como estes que estamos vendo aqui. Só que precisa praticar sempre!
  • Ao tomar banho, mantenha o foco no banho, sinta o perfume do sabonete, perceba a temperatura da água, pense em seu corpo sendo limpo por dentro e por fora, saindo toxinas de cada órgão, diluindo emoções não digeridas…
  • Evite reclamar! Coloque um elástico no pulso e puxe cada vez que perceber que reclamou. Estimule os de casa a fazerem o mesmo e a puxarem o elástico uns dos outros, quando ouvirem reclamação. Reclamação mata neurônios, prejudica nosso cérebro, nossa mente, nossa produtividade…
  • Mantenha a rotina anterior a essa situação. Faça um cronograma para seus hábitos de higiene, para o trabalho (se está em home office), para alimentação, para o sono… Mesmo ficando em casa, não fique de pijama, procure alternativas na internet para fazer exercício em casa.
  • Reative aquele hobby para o qual não tinha mais tempo, pois ele é um importante agente para uma pausa restaurativa cerebral.
  • Faça reunião on-line com os amigos e parentes. Crie eventos com eles para contar histórias, para jogar, para incentivar uns aos outros, para trocar receitas, para orar, para meditar, para fazer exercícios…
  • Aproveite para arrumar as gavetas ou cantinhos da casa que andam bagunçados, para separar coisas para doação, para descartar. Deixe tudo pronto para entregar ou descartar quando tudo passar.

Vamos juntos superar essa fase! Tenho certeza de que sairemos dela pessoas muito melhores.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: choreograph/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.