ColunistasPerdoar

Existe alguém que você precisa perdoar? Faça isso e descanse o seu coração.

Perdão: Um remédio que não custa caro e traz alívio imediato.



 É muito difícil pedir perdão. Pra ser sincero, é mais difícil pedir perdão do que perdoar. Então estamos mais condicionados a perdoar que pedir perdão. Perdoar não fácil, mas é um gesto de amor, logo quem ama perdoa. Ademais, o perdão pode trazer cura para o corpo e para a alma, porque traz benefícios para as nossas vidas. Eu sempre me atrevi a falar sobre o perdão e seus benefícios, por ter vivenciado situações nas quais eu tive que liberar o perdão.

É muito comum ouvir algumas pessoas dizerem: “Eu perdoo, mas não quero ver a cara dele (a)”. Ora, perdoar está muito além da decisão de querer ou não ver a cara o ofensor, porque o perdão não tem nada a ver com o agressor, mas com sim com a vítima. O sentimento não permanece no coração do agressor e sim no coração da vítima, então aquele que perdoa se torna mais feliz, mais saudável e convive com outras pessoas de forma mais aprazível.

Alguns dizem também: “Posso até perdoar, mas nunca vou esquecer.”


Sim! É impossível esquecermos uma ofensa, entretanto podemos nos lembrar sem que o rancor interfira nos nossos sentimentos, causando-nos prejuízos emocionais. Podemos nos lembrar da ofensa, de modo que levemos a pessoa que nos ofendeu a mudar de atitude, porque perdoar não significa, obviamente, esquecer, apenas nos lembramos de uma forma que não nos traz mais sofrimento. As memórias estarão sempre presente, embora sejam ruins, estarão resolvidas, em outras palavras… Superamos.

Uma pesquisa da Universidade de Stanford (EUA) revela que o rancor pode desencadear uma série de doenças, inclusive o câncer. Fonte (Google).

É possível levarmos uma vida de culpa sem perdoarmos a nós mesmos? Eu direi que sim. Falamos de perdoar outras pessoas, mas muitas vezes não perdoamos a nós mesmos. É importante que façamos uma revisão interior, para que sejamos capazes de perdoar-nos das mazelas que inundam  o nosso ser.

O perdão pode mudar a história de uma pessoa, principalmente porque pode trazer cura para esse sentimento ruim – O rancor. Porque o perdão traz aquela paz que o coração espera e se prepara para receber. Levando para o âmbito religioso, podemos levar em consideração uma pergunta do Apóstolo Pedro ao Mestre: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” (Mt 18:21). A resposta que ele teve, talvez tenha o surpreendido, porquanto os judeus tinham o costume de perdoar certo número de vezes. “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mateus 18:22.


De fato, o perdão está sempre condicionado a abrir mão. Perdoamos quando deixamos de cultivar o ódio e de guardar ressentimento.

Abrimos mão da vingança, quando somos magoados ou somos de alguma forma prejudicada. A Bíblia nos ensina que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Um amor que não contabiliza falhas ou erros de outrem.

“Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4)

Existe alguém que você deva perdoar? Faça isso e descanse o seu coração.


__________

Direitos autorais da imagem: vasilisak / 123RF Imagens

Eu só peço a Deus que cuide de mim…

Artigo Anterior

Há uma força imensurável dentro de você. confie em sua inteligência interior, ela o orientará.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.