5min. de leitura

Existe tempo para tudo, sim! Principalmente para o que nos faz feliz!

Atualmente vivemos em mundo altamente acelerado, que exige de nós uma postura prudente, irrepreensível, exige de nós estarmos sempre atentos ao que acontece em nossa cidade, estado, país, mundo.

Vivemos em um tempo onde somos bombardeados de informações sobre os mais diversos assuntos e tiramos tempo para tudo, menos para o que nos faz feliz, para quem nos faz feliz! Até mesmo os nossos sonhos passaram a ser rotulados, seguimos muitas vezes um projeto piloto da vida de outrem que obteve sucesso.


Por que não nos reinventamos para sermos tudo o que podemos ser?

Podemos, sim, aprender algo novo todo dia; podemos, sim, começar hoje aquele projeto engavetado por tantos anos; podemos, sim, conhecer novos lugares, mudar conceitos sobre algo, romper as barreiras e os preconceitos.

Nunca é tarde demais, quando temos a oportunidade de desfrutar de um novo amanhecer! Nunca seremos velhos demais se mantivermos jovens e saudáveis os nossos pensamentos.

Podemos, sim, viver algo inédito, se não permitirmos que os nossos temores nos paralisem, se aprendermos a desfrutar da nossa companhia, se valorizarmos aqueles momentos de solidão onde apreciamos os pensamentos positivos que fluem dentro de nós, direcionados pela nossa fé, pela nossa cultura, pelos nossos princípios.


Com certeza é admirável quantas pessoas que, socialmente falando, foram “figurinhas” improváveis de superação e motivação, e hoje influenciam a tantos.

Permita-me dizer-lhe: você também pode ser um influenciador nesta geração monótona e acomodada de esperança e perseverança, mesmo que hoje não tenha dado certo, mesmo que nada tenha mudado ainda, mesmo que tudo pareça tão estagnado. Porque o que muda, o que nos transforma verdadeiramente, o que nos motiva não é o que os outros dizem sobre nós ou sobre os nossos sonhos, mas nossas próprias convicções.

Somos nós quem precisamos acreditar, somos nós os nossos maiores incentivadores, porque se não acreditarmos, não será o outro que vai acreditar, não por maldade, mas porque vivemos em um mundo “instantâneo”, que visa resultados, que muitas vezes não sabe desfrutar do caminho, da trajetória árdua, cheia de obstáculos, de conquistas e derrotas, com frustrações e decepções, mas, também, com descobertas, coragem e ousadia, que nos tornam pessoas melhores e mais confiantes.


Em um tempo que muitos pedem por uma hora a mais em seu relógio, existem aqueles que não perdem nem um só segundo, que aproveitam as oportunidades de se tornarem melhores, de sonharem mais alto, que abraçam, que dizem o que sentem, que não desistem, que não permitem que sua fé seja abalada, por nada e nem ninguém, que usam seu tempo fazendo, não se lamentando.

Existe uma frase de José Saramago que diz: “Que não tenhamos pressa, mas não percamos tempo“.

Não tenha pressa de viver o seus sonhos, não tenha pressa de chegar ao topo, pois a pressa nos leva aos mais altos lugares e nos deixa sozinhos, sem ter com quem comemorarmos e consequentemente sem o desejo de comemorar.

Contudo, não perca este tempo vivendo no futuro, em seus excessos de pensamentos, nem no passado, remoendo o que não deu certo. Utilize todo o seu tempo e vigor naquilo que realmente vale à pena, no HOJE, no presente.

Existe tempo para tudo, sim, e por que não ser hoje o tempo de começar a ser feliz, de se aceitar como se é, de se amar, de ligar para aquela pessoa que você gostaria de ouvir a voz, de abraçar aquelas pessoas das quais você sente saudade, tirar aquele projeto dos pensamentos e da gaveta, fazer algo por você e para você?!

Não se sinta mal, isso não é egoísmo. A isso damos o nome de amor-próprio.

Permita-se romper com o que não serve mais para você e para o caminho que escolheu trilhar. Permita-se! Existe tempo, sim, para tudo, e não é o seu relógio que diz, é você, são suas escolhas!


Direitos autorais da imagem de capa: Murilo Folgosi from Pexels





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.