AutoconhecimentoBem-EstarDesenvolvimento PessoalO SegredoPsicologia

Expectativa x frustração – você tem criado muitas?



Qual é a sua expectativa?


“Não seja dependente de suas expectativas!”.

Com esta frase você pode achar que estou sendo muito radical, mas ela é fundamental para a nossa evolução e para evitar muito do sofrimento que permitimos em nossa vida.


Mas como a expectativa influencia no meu sofrimento?


Quando ficamos dependentes das nossas expectativas estamos colocando nossa felicidade fora. Desejamos que algo “bom” aconteça, desenvolvemos a ansiedade dentro de nós e nos frustramos quando esse desejo não é realizado. Outras vezes ficamos com medo de que algo ruim aconteça, desenvolvendo um estado terrível de angústia.

Agir sem ser dependente de expectativas significa confiar na vida, e em Deus. Significa acreditar que tudo está certo como tem que ser, que tudo é para a nossa evolução e para tirarmos o melhor de todas as oportunidades.

Quando não nos focamos nas expectativas só temos a ganhar: quando acontece ficamos felizes, é claro, mas se não acontecer não sofremos. Isso se chama equilíbrio.

Estar em equilíbrio significa estar feliz consigo mesmo, independente do que o outro faça.

Quando aprendemos a enxergar as pessoas como elas realmente são, libertando-as das nossas idealizações, passamos a não esperar delas o que elas não podem dar. Só quando conseguimos estar felizes sozinhos é que estaremos capacitados para viver a felicidade com o outro.Mantendo as nossas expectativas altas, passamos a viver em função de receber da vida segurança e reconhecimento para nos sentir bem. E sofremos quando não recebemos. Assim, exigimos demais dos outros e praticamente nada de nós mesmos e agredimos quem não nos atende, seja com julgamento, seja com palavras e desamor.

Viver em função de expectativas é viver uma ilusão. É não aceitar e não respeitar a vida e as pessoas, é se tornar dependente do externo e alimentar a ansiedade ou angústia.

Não adianta focarmos a nossa vida no que pode ou não acontecer. O presente é o único momento em que podemos viver e agir. O ontem já foi, do amanhã não sabemos. Sofrer por antecipação é alterar uma lei natural de amor e confiança. Faça no hoje o possível que puder para que o seu amanhã seja melhor, mas viva cada instante deste presente.

Ser feliz é ter o controle de si mesmo. É saber que temos dentro de nós todas as ferramentas para enfrentar tudo que a vida possa nos trazer. Ser feliz é amar-se e amar o outro, sem esperar nada em troca. Ser feliz é ser fiel no pouco e acreditar que a vida é maravilhosa e que tudo que nos acontece, sem exceção, servirá de base para um caminho de luz e evolução.


Que tal começarmos hoje a ter menos expectativas do que não é do nosso controle?

Um grande abraço para todos!

__________

Por: Ana Cerqueira – Via: Eu Sem Fronteiras


Dores na lombar? fique atento(a) às finanças! – linguagem do corpo

Artigo Anterior

Por que temos dificuldade em meditar? será que o problema está em nós mesmos?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.