Faça a coisa chata

Existe uma maneira de fazer seu dia melhor e mais produtivo? Um modo de seus problemas serem resolvidos mais facilmente? Existe sim, fazendo a coisa chata.



Muitas vezes na vida escolhemos a tarefa mais fácil, ou atividade que nos dá mais prazer ao invés daquela que apesar de ser melhor para nós, parece mais incomoda ou como podemos dizer, chata.

O fato é que coisas prazerosas e “legais” geralmente nos trazem mais prejuízos e complicações do que as consideradas chatas. Por exemplo, beber bastante pode parecer legal, mas trás inúmeros problemas de saúde como problemas no fígado, colesterol, coração e problemas sociais como perda de emprego por falta ou pouca produção, problemas no relacionamento e até divórcio devido a violência doméstica, falta de respeito e responsabilidade com a família…

Comer bobagens também é uma coisa bem legal, quem não gosta de se empanturrar de doces, massas e aquela gordurinha da picanha ou da costela? Ao contrário, fazer dieta e uma alimentação balanceada parece uma coisa bem chata, mas no entanto enquanto uma leva a obesidade, a problemas cardíacos, circulatórios, diabetes e baixa autoestima, a outra leva a uma vida saudável, a energia e disposição e a uma ótima autoimagem e qualidade de vida.


Existem inúmeras coisas que a princípio nos parecem legais, mas que depois são comprovadamente um engodo. Há quem pense, como eu já acreditei também, que acordar tarde era legal, e no entanto todos sabem que quanto mais se dorme mais cansado se acorda, que não trabalhar leva a pobreza e a ociosidade, e a vida sedentária leva ao médico, enquanto acordar cedo trás energia e disposição, tempo para aproveitar o dia e mais dinheiro em sua conta corrente…

E, falando em conta corrente, todos pensam que gastar dinheiro é legal e que poupar ou investir é chato, quando na verdade, aprendi por experiência própria, chato é ficar sem dinheiro. É muito legal ir ao shopping e sair cheio de sacolas não é? Pode ser, mas muita gente que faz isso depois tem que fazer malabarismo para pagar contas básicas e precisam de empréstimos para se manter, outros chegam a ir a psicólogos para tratar de sua compulsão consumista.  Guardar dinheiro, trabalhar bastante e investir parecem coisas chatas mas essa coisa chata faz com que surjam os grandes empresários e milionários de que se ouvem falar.

Pegando um pouco mais pesado, as drogas são feitas para parecerem legais, para deixarem as pessoas legais ou para dar a impressão de que tudo está legal, e o chato é que até quem usa sabe que isso é uma ilusão, mas então já está dependente dessa muleta psicológica para viver. Se alguém disser que você tem que usar alguma droga para ser legal, prefira ser chato, ser “legal” nesse caso pode te levar ao desemprego, a prisão, ao hospital e por fim ao cemitério bem antes do tempo.


Eu sei que é legal fazer coisas legais, levei por muito tempo minha vida pautada assim, mas posso dizer que isso não me trouxe a felicidade e somente momentos de prazer seguidos de arrependimentos e depressão. Fazer coisas chatas nos levam a coisas verdadeiramente legais, ser fiel no relacionamento pode parecer chato para alguns machões que se acham pegadores e que tem reputação a zelar, mas leva a um amor verdadeiro e com confiança…

Economizar dinheiro pode parecer chato aquele que quer ostentar uma boa vida para os amigos, mas leva a uma vida de estabilidade e de sonhos realizados ao longo da vida. Fazer dieta e cuidar da saúde pode parecer chato aos que adoram uma mesa farta mas leva a uma vida mais longa e saudável. Ouvir pode parecer chato ao que gosta de falar, mas leva a ter muitas amizades e a aprender com a experiência alheia.

Se você tem uma lista de coisas para fazer como uma reunião difícil, ou um telefonema para uma pessoa complicada ou qualquer coisa assim.

Faça uma lista com suas tarefas diárias e veja qual parece ser a mais chata, aquela reunião? O telefonema? A conversa com o gerente do banco?

Experimente fazer a coisa chata primeiro e você verá que todas as outras parecerão mais fáceis, seus maiores problemas estarão sendo resolvidos e tudo correrá para um desfecho legal.

Não se esqueça, na dúvida, faça a coisa chata!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.