AtitudeO SegredoVida Plena

Faça de conta até que aconteça

faça de conta até

Você pode estranhar o termo “faça de conta”. Até por que, quem quer viver de faz de conta? Se a confiança tem a ver com autenticidade, qual o papel que o faz de conta tem no processo?



De início, quero deixar claro que eu não estou pedindo para você se tornar uma pessoa falsa ou mentirosa. O que estou sugerindo é que o simples processo de agir como se algo fosse verdade aumenta drasticamente a sua chance de sucesso. Isso se aplica a qualquer área de sua vida, e realmente aumenta sua confiança de uma forma maravilhosa.

Aqui vai um exemplo baseado em evidências científicas:


  • Se você não está feliz – e talvez não tenha motivo algum para sorrir – sorria assim mesmo.

Você sabia que sorrir faz o seu cérebro pensar que você está feliz? Os cientistas chamam isso de “hipótese do feedback facial”.


  • Se você alterar o seu comportamento – nesse caso, sorrindo – então suas emoções vão mudar.

O mesmo se aplica para a confiança. Se comportar como se você tivesse confiança vai estimular o sentimento –ou emoção – de confiança. Isso por sua vez vai fazer com que você se torne mais confiante.

Essa ideia ficou um pouco confusa para você?


Vou repetir: comportar-se como se você estivesse confiante vai estimular o sentimento – ou emoção – da confiança. E isso por sua vez vai tornar você mais confiante.

Todos nós já estivemos em situações onde não sentimos confiança. Eu sei que eu já estive muitas vezes. Mas tivemos que agir como se estivéssemos confiantes. Nesses momentos, nós geralmente agimos de forma inconsciente e pelos nossos instintos.

Pensando nisso, vou compartilhar agora três maneira de você se comportar de forma mais confiante conscientemente, mesmo que você não esteja se sentindo assim no momento. E através desses comportamentos conscientes, você se SENTIRÁ mais confiante.


  • A primeira maneira é visualizar a si mesmo confiante e bem sucedido.

Isso pode soar muito simplório, mas essas técnicas ajudam e muito. Sua imaginação e visualização podem ter um grande impacto no seu nível de confiança. Quanto mais você visualizar situações em que está confiante, mais confiança você vai ter.


  • A segunda maneira de projetar confiança é agir de forma positiva.

Confiança e positividade são emoções relacionadas. Pense sobre isso – confiança tem a ver com se sentir positivo – e se sentir positivo aumenta sua confiança. Uma das melhores formas de projetar confiança é simular uma atitude positiva. Ao agir de forma positiva, projetamos confiança mesmo em situações onde não nos sentimos, necessariamente.


  • A terceira maneira de projetar confiança mesmo quando você não está se sentindo assim é mover seu corpo com entusiasmo, enfrente situações inquietantes com energia.

Onde quer que esteja, quando a falta de confiança surgir, levante e vá em frente. Gere energia no seu corpo, pode ser com alongamento, uma caminhada, ou até mesmo mover-se ao som de uma música. Você vai se surpreender como o movimento pode influenciar positivamente a confiança.

A confiança é algo curioso. Em situações que nos são familiares, a confiança vem com facilidade. E, quando nos encontramos em situações que não nos sentimos confortáveis, a nossa confiança diminui.


Lembrar de que todo mundo sente falta de confiança uma vez ou outra pode ajudar.

Então, da próxima vez que sua confiança começar a vacilar:

  • Respire fundo,

  • Visualize-se bem sucedido,
  • Dê o seu maior sorriso,
  • Levante-se, e
  • Siga em frente com um ritmo acelerado.

E, quando você fizer isso, estará mentalmente, emocionalmente e fisicamente preparado para fazer de conta até que aconteça.

Eu não desisti de nós

Artigo Anterior

Isto é o que vai acontecer quando você começar a beber água com mel todos os dias!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.