Falta de disciplina? Veja como resolver agora!

Muitas vezes, acreditamos que ser mais produtivo é fazer mais coisas no dia, mas será que essa forma de pensamento auxilia ou atrapalha na disciplina e na qualidade dos resultados?



Ter disciplina é algo simples. Significa realizar algo com frequência determinada nos dias aos quais você se propôs a fazer, enquanto fizer sentido realizar aquela atividade.

Todo ser humano tem naturalmente a disciplina dentro de si, o maior problema está em não saber utilizá-la.

Simples de exemplificar: uma pessoa que estuda tem disciplina de ir todos os dias à escola. Quem trabalha tem disciplina de estar no trabalho todos os dias. O empresário tem disciplina de abrir seu escritório. Temos disciplina em tomar café da manhã, almoçar e jantar. Disciplina em tomar banho diariamente. A disciplina está intrínseca dentro de nós, a questão é  o que priorizamos.

Não adianta nós nos enchermos de tarefas em nosso dia a dia e incluir mais uma tarefa a qual ainda não exercitamos a disciplina, sendo que mal temos tempo para descansar. Na hora de exercer aquela atividade, o cansaço físico, vital, emocional e mental irá falar mais alto e não conseguiremos fazer.


Entupir-se de afazeres durante o seu dia prejudica sua produtividade e sua disciplina. A disciplina se fortalece com foco em realizar um assunto por vez e não se deixar levar pela preocupação do que virá depois. Centrar-se em uma atividade de cada vez e dar o seu melhor para resolvê-la durante o tempo que você tem disponível.

Multifoco é uma palavra bonita para ausência de foco, se o dia está extremamente dinâmico, você pode diversificar seus focos nas atividades, mas isso não deve ser levado como algo comum. Tem que ser uma exceção à regra.

Para se ter disciplina e aumentar sua produtividade a regra é: foco na prioridade.



Como aumentar o foco e a disciplina no dia a dia

Para ter foco, é necessário você dar notas e pesos para suas tarefas, por exemplo, realizar o projeto X, o peso é 10. Realizar a tarefa Y, peso 9. Atender a pessoa Z, peso 8. E assim por diante.

Dessa forma, você consegue ter clareza para onde deve direcionar sua atenção. Outros fatores a serem considerados, também para balancear a prioridade, é o tempo de execução e prazo de entrega. Verificar quanto tempo será demandado para a atividade e qual a data que ela deve ser finalizada.

Quanto mais você se adiantar ao prazo, menos pressão terá para realizá-lo e maior será a sua produtividade.

Pressão é inimiga de qualidade e produtividade. Trabalhar sobre pressão é uma característica positiva em momentos de adversidade, mas é nocivo a  médio e longo prazo. O ideal é o equilíbrio entre os dois.

Buscar sempre realizar trabalhos com menos pressão, mas lidar bem com a pressão, caso ela aconteça.

Quanto mais você se pressiona, menor a sua disciplina para assuntos que são importantes, mas não urgentes, como por exemplo, organizar sua casa ou escritório, fazer academia, melhorar seus horários de alimentação ou sono, realizar uma atividade prazerosa ou um hobbie, etc.

Para se disciplinar em assuntos importante e não urgentes, é importante diminuir a pressão dos assuntos urgentes sobre si. Começar a se antecipar a eles, diminuir a função de “bombeiro”.

Para que essa função de apagar incêndios constantes seja reduzida, também é necessário abrir mão de outra função: “pasteleiro”. Entregar tudo na hora que pedem como se fosse prioridade máxima. Os assuntos circunstanciais ou não esperados são a maior fonte de desorganização e ausência de foco. Um telefonema em hora não apropriada, olhar redes sociais e whatsapp para responder as pessoas rápido, deixar seu e-mail aberto o tempo todo, atender pedidos urgentes dos outros, etc.


Enquanto você não aprender o poder do “NÃO”, você continuará na função de pasteleiro, deixando que as outras pessoas continuem trabalhando no urgente e fazendo de você uma pessoa que atende suas necessidades na hora que ela quer.

Servir ao próximo não tem nenhuma ligação com subserviência. Submeter-se a atender o que o outro quer, na hora que ele quer. Servir é um estado de, inclusive, dizer não para absurdos e pedidos fora de hora. Dessa forma, você está servindo de ferramenta de evolução para aquela pessoa, para que ela não seja tão dependente, para que ela não ache que todos estão à sua disposição, para que ela deixe de ser mimada e para que ela aprenda a se planejar melhor.

Em casos de eventualidade, não custa atender uma pessoa em desespero, que também foi pega de surpresa, mas, mais uma vez, essa deve ser a exceção à regra.

Quanto mais você se disciplinar com as atividades em seu dia, mais as pessoas ao seu redor serão obrigadas a se disciplinar com os assuntos em comum com você e isso, a médio prazo irá lhes trazer paz, conforto e liberdade, mesmo que a curto prazo elas acreditem que você se tornou uma pessoa injusta, ingrata ou inflexível.

A inflexibilidade temporária irá trazer maior flexibilidade interna a médio e longo prazo, para que você aprenda a lidar e vislumbrar mais assuntos e atividades.


Ferramentas e práticas para despertar a disciplina

A Tríade do Tempo, ferramenta utilizada para medir a utilização do tempo no cotidiano, pode nos ajudar a entender quais os excessos que estamos praticando em nosso dia a dia, que afasta nossa disciplina dos assuntos que gostaríamos de dar mais atenção.

A maior parte das pessoas utiliza a maior parte do seu tempo atendendo as tarefas urgentes (bombeiro), depois as circunstanciais que são pedidas por outras pessoas (pasteleiro) e por último as importantes, que são as tarefas que trazem benefícios no curto, médio e longo prazo.

As pessoas que focam nessa última esfera, das coisas importantes, são conhecidas em nossa sociedade como líderes, pois são visionários, conseguem enxergar bem os próximos passos e antever-se aos problemas e adversidades.

A esfera da importância faz com que  cada vez mais possamos dar  atenção e nos dedicar ao que é positivo para nossa vida e não apenas para um instante. As coisas instantâneas passam a ser menos presentes, pois o líder consegue prevê-las e resolvê-las antes que surjam, trabalha com a prevenção e precaução, ao invés da remediação e da autopressão.

Líderes, antes de querer e poder liderar os outros, têm que aprender a se autoliderar através do trabalho executado, principalmente, na esfera da importância que fomenta foco, visão, disciplina e melhoria constante da produtividade.


Abaixo estão listadas três atitudes simples e básicas que dão pequenos resultados imediatos e podem ser realizados a partir de agora:

1. Lista de prioridades:

Liste todos ou a maioria dos assuntos de sua vida profissional, depois da vida pessoal, familiar, saúde, financeiro, lazer, estudos e espiritualidade que você tem em sua vida. Depois disso, dê pesos para esses assuntos em uma nota de 1 a 10, sendo 1 pouquíssimo importante e 10 extremamente importante. Agora veja qual delas possui prazo de entrega e acrescente mais uma nota de 1 a 10 no peso de acordo com a urgência. E qual delas tem um impacto positivo a  longo prazo e também acrescente uma nota de 1 a 10. As que tiverem notas mais elevadas, somando-se as três notas no final, parecem ser as mais importantes. Dessa forma faça uma nova lista em ordem de nota e observe se essa é mesmo a ordem de prioridade em sua vida.


2. Determinação:

Faça uma escolha consciente em dar energia para aquele assunto em sua vida a partir de agora, independente se você tem horário, agenda ou condições para começar aquilo nesse momento, ele será seu foco, mesmo que mental e você dará o seu melhor a partir de agora para reorganizar sua vida e colocar aquele primeiro assunto, que está no topo da sua lista, como prioridade em sua vida, sem prejudicar muito aqueles que já tomam seu tempo e atenção. Dessa forma você irá dominar aquele assunto em pouco tempo. Quando este assunto estiver dominado, passe para o segundo de sua lista e escolha incluí-lo em sua rotina.


3. Autobondade:

Manter a intenção em mente fortalece a possibilidade dela acontecer. Porém, não fique aficionado naquela ideia, mantenha a intenção em mente, dê o seu melhor e não se pressione. Seja gentil consigo mesmo e respeite o tempo natural de transição. Lembre-se de que você está em um período de adaptação e transição de seus padrões antigos. Para amenizar a autopressão e aumentar sua sensação de fluidez na vida, abuse de ouvir música clássica instrumental. A música clássica emite frequências sonoras de alta energia que nos traz sensações de harmonia, tranquilidade, ordem e concentração no que é importante em nossa vida.


Nesse vídeo de três minutos do Luck, treinador de Alta Performance da Pandora, você pode aprender de maneira rápida mais algumas práticas que podem trazer ainda mais clareza sobre o assunto:

Com as três práticas descritas acima e as dicas do vídeo, que podem ser aplicados a partir de agora, você já verá pequenas mudanças que farão toda a diferença no seu cotidiano, para acelerar seus resultados e trazer maior tranquilidade interna.

Boas práticas!

_______________

Direitos autorais da imagem de capa: megaflopp / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.