4min. de leitura

Família não é quem tem o seu sangue, mas quem te ama e respeita suas escolhas

Muitos de nós somos apegados à ideia de que a família é composta apenas por aquelas pessoas com as quais convivemos em casa, todos os dias, aquelas pessoas com as quais compartilhamos o mesmo sangue e traços genéticos.


No entanto, esse nem sempre é assim. Quando pensamos em família, pensamos em amor incondicional, em amizade, carinho, respeito e paciência. Quando falamos em família, falamos em um vínculo eterno, em pessoas que querem estar perto, e mesmo longe, nunca deixam de se importar conosco e querer o nosso bem. Infelizmente, nem todos nós encontramos essas pessoas dentro de casa.

Em muitos casos, o ambiente familiar é um dos mais tóxicos que encontramos. Muitas pessoas são desrespeitadas e maltratadas por seus pais, irmãos, avós, e demais pessoas de suas famílias. Elas crescem sem saber o que é amor, sem conhecer a sensação de chegar em casa depois de ter passado o dia fora e receber um abraço de sua mãe, sem fazer ideia do quão especiais podem ser os momentos em família.

Quem não tem uma família de verdade pode se sentir prejudicado, sozinho no mundo ou esquecido.


Mas é preciso deixar claro que uma família não é formada apenas pelas pessoas com as quais crescemos. Família também pode ser escolhida.

Nossas famílias não são necessariamente os nossos pais ausentes. Elas podem ser os colegas que nos querem bem e respeitam as nossas escolhas. Podem ser a senhora que mora no final da rua e sempre nos tratou com muito amor e até mesmo a família dos nossos amigos, que sempre nos acolheram como se fôssemos um deles.

Não se deixe levar pela crença de que a família é composta apenas pelas pessoas que possuem o mesmo sangue, porque isso está muito equivocado. Não se sinta obrigado a viver bem com pessoas que lhe fazem mal, só porque precisará encontrar com elas ocasionalmente em reuniões aos finais de semana.

Se a família na qual você nasceu não lhe oferece o amor e a estabilidade que você precisa, crie a sua própria família. Construa vínculos com pessoas que querem o seu bem.

Não insista naqueles que demonstram todos os dias que não se interessam por seu bem-estar.


Você merece muito mais que a indiferença de outras pessoas, merece uma família verdadeira!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Priscilla Du Preez/Unsplash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.