Bem-Estar e SaúdeO SegredoQualidade de vida

Farmácia natural para cultivar em casa

farmácia natural para cultivar

Plantas medicinais são uma boa alternativa para tratar os males do inverno. “Elas aumentam a proteção do sistema imunológico”, explica o fitoterapeuta Hilton Claudino, de São Paulo. Mas o ideal é procurar um especialista na área. Eles indicam as ervas certas e conhecem os melhores lugares para comprar as plantas. “Elas devem ser utilizadas da maneira correta”, esclarece o fitoterapeuta André Resende. Anote as receitas sugeridas pelos especialistas:



Sálvia acalma a sinusite

Além de aliviar a sinusite, a sálvia combate cálculo renal, reumatismo e dores de cabeça.

Faça em casa: Coloque 1 colher (sopa) de emburana, 1 colher (sopa) de zimbro, 1 colher (sopa) de sálvia, 1 colher (sopa) de casca de sucupira, 1 colher (sopa) de alfavaca, 1 colher (sopa) de avenca e 1 colher (sopa) de mastruço em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por mais 3 minutos. Coe e adoce com mel. Tome 1 xícara de chá 5 vezes ao dia por 30 dias.


Cuidado: Esse chá não é indicado para mulheres grávidas.


Eucalipto contra rinite

Além de ser expectorante e combater os principais sintomas de gripes e resfriados, essa planta ameniza outros problemas respiratórios, como bronquite, rinite e sinusite.


Faça em casa: Coloque 1 colher (chá) de folhas de eucalipto numa xícara e cubra com água fervente. Tampe e espere a bebida ficar morna. Depois é só coar e beber, adoçando com mel, caso seja necessário.

Cuidado: O eucalipto é contra-indicado para crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando.


Hortelã previne bronquite


O cheirinho de frescor da hortelã faz muito mais do que trazer bem-estar aos ambientes da casa. Ele também relaxa e combate inflamações na faringe, gripe, tosse, bronquite e sinusite.

Faça em casa: Bata no liquidificador eucalipto, hortelã, menta, cravo-da-índia e manjericão (10 g de cada ingrediente) com 1 litro de álcool de cereais. Deixe descansar por duas horas e repita o processo. Filtre e coloque num vidro ou borrifador. Espalhe pela casa duas vezes ao dia.


Limão espanta a gripe


O limão tem uma grande variedade de usos medicinais. Rico em vitamina C e sais minerais, o fruto é ótimo para curar e prevenir a gripe. E ele também conta com propriedades antibacterianas.

Faça em casa: Coloque 2 copos de água para ferver. Acrescente 1 limão com casca cortado ao meio, 1 pedaço de casca de canela, 2 rodelas de gengibre, 1 punhado de eucalipto e 1 punhado de hortelã. Deixe ferver por mais 3 minutos. Desligue o fogo, adoce com mel e tome 1 xícara de chá morno a cada duas horas.


Alecrim baixa a febre


Além de ter um aroma refrescante, esse arbusto atua no tratamento de asma, coqueluche, bronquite, pressão alta, estresse e combate febres altas.

Faça em casa: Coloque 1 litro de água para ferver e acrescente 1 colher (sopa) de sabugueiro, 1 colher (sopa) de anis- estrelado, 1 colher (sopa) de alecrim, 1 colher (sopa) de alfavaca, 1 colher (sopa) de hortelã e 1 colher (sopa) de eucalipto. Atenção: essas ervas devem estar trituradas! Deixe ferver por mais três minutos, coe e adoce com mel. Tome 1 xícara de chá a cada três horas.


Canela desinflama a garganta


Essa especiaria age contra fungos, bactérias e parasitas e é indicada para combater a inflamação da garganta.

Faça em casa: Bata no liquidificador um pedaço de nabo (com o tamanho de 5 dedos), 1 col. (sopa) de gengibre em pó, 1 col. (sopa) de canela em pó, um punhado de hortelã fresca, 1 col. (sopa) de casca de romã ralada, 2 copos de mel e 1 xícara (café) de conhaque. Coloque em um pote com tampa. Tome 1 colher de sopa quatro vezes ao dia. Válido durante 60 dias.

Eu vou te amar pra sempre

Artigo Anterior

Irmãos, os melhores amigos que não tivemos que escolher!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.