ColunistasReflexão

Fatos sobre a vida que você precisa conhecer…

FATOS SOBRE A VIDA QUE foro 03

MUDANÇAS SÃO INEVITÁVEIS:



Feliz ou infelizmente as mudanças sempre irão existir, mas todas elas com o propósito de nos fazer evoluir e/ou ganharmos experiência. Os ciclos se repetem, mas nunca exatamente da mesma maneira que outrora. Nada também permanece bom ou ruim sempre, faça o que você fizer. Os ciclos existem e não tem como negá-los. O que podemos fazer em certos casos é aceitar isso e mudar nossa maneira de pensar e agir.


A RELATIVIDADE DAS COISAS É INERENTE À VIDA:


Praticamente tudo nesta vida é relativo, principalmente com respeito às nossas crenças. Não existe método infalível para nada. É difícil para muita gente aceitar isso, mas não tem como evitar. Tudo pode falhar; portanto não se iluda achando que o que você aprendeu e o que você aplica num determinado conhecimento ou crença terá sempre os mesmos resultados positivos. Quando alguém pensa que sabe tudo e que tudo que ela faz dá sempre certo e acaba uma hora dando algo errado ela apela para as justificativas, querendo apontar um suposto erro que houve, mas responsabilizando outra pessoa, nunca ela sendo a responsável. Isso se chama falta de humildade além de presunção. Quando pensamos que já sabemos de tudo de algum conhecimento que temos, é porque ainda temos muito que aprender!


A VERDADE ABSOLUTA NÃO EXISTE:

fatos-sobre-a-vida-que-foro-02


Ninguém é dono da verdade universal e nem sabemos se realmente ela existe! Mas todos nós temos a nossa verdade e nossas crenças até que elas não tenham mais utilidade para nós e as mudemos. Ter nossas próprias verdades ou crenças não é errado, mas acaba sendo quando insistimos ao outro que a nossa verdade ou crença é que é a verdadeira e única. O respeito é a base de toda verdade individual. Sem respeito à verdade ou crença alheia, a sua não tem valor.


O UNIVERSO É ILIMITADO; NÓS NÃO:

Muita gente acha que nós somos ilimitados, mas sendo nós apenas uma minúscula parte do universo, na realidade não somos. É bom pensar que temos poder porque na verdade nós temos, mas além de ser relativo também tem limites, mas isso é necessário para que haja equilíbrio em todas as coisas. Pensar no contrário até que nos ajuda em muitas situações, mas é temporário. Se tivéssemos poder ilimitado muita gente escolheria não morrer e não morreria, além de muitas outras coisas. E já pensou se cada ser humano fosse ilimitado e tivesse poder em tudo? Seria um caos. A limitação não é o problema, o problema é como reagimos a ela.



O CONHECIMENTO É ILIMITADO, MAS NOSSA CAPACIDADE DE APRENDER EXATAMENTE
TUDO TEM LIMITE:

Ninguém, portanto pode aprender e assimilar tudo, mas tudo mesmo que há de conhecimento no universo, pois nosso cérebro e nosso tempo de vida tem limites, e não é nada vergonhoso ou desprezível a limitação. Muito ao contrário, é sinal de humildade. Muita gente morre de medo de ser limitado e nega terminantemente isso, mas aceitar a limitação é o princípio da sabedoria; e quem disse que precisamos saber de tudo nesta vida? Não há necessidade nenhuma! Cada pessoa tem seus próprios conhecimentos aqui na terra e isso já é mais que suficiente. Imagine se cada pessoa conseguisse saber exatamente de tudo? As trocas não existiriam e isso é o que nos faz viver em sociedade e harmonia. Sem falar que sempre vamos ter algo a aprender independente de qualquer coisa.



PERSONALIDADE E CARÁTER NÃO SÃO A MESMA COISA:

Personalidade é na verdade uma máscara que colocamos para a sociedade com base no que nos foi ensinado desde a nossa infância e para cada ocasião que se apresenta, e pode ser mudada para melhor ou pior. Caráter é característica fixa em nós, o que dificilmente muda, também chamado de “gênio” e isso é o que nos faz diferentes uns dos outros. Considero o caráter a parte mais importante do ser humano, porque é ele que determina quem é realmente uma pessoa. É aquilo que comumente a pessoa faz sem ninguém estar presente. E é a partir do momento que você convive com tal pessoa dia após dia que você vai descobrindo seu caráter, dificilmente numa convivência formal ou aleatória.



OS SERES DE LUZ EXISTEM E PODEM NOS AJUDAR:

fatos-sobre-a-vida-que-capa-e-foto-01

Mas eles nunca interferem em nossas verdadeiras escolhas, mesmo inconscientes. Por isso que a gente vê muitas pessoas que não conseguem superar determinadas dificuldades mesmo recorrendo aos seres iluminados, ou vemos algumas pessoas não sendo impedidas de tirarem suas próprias vidas. Muitas vezes a pessoa prefere estar naquela situação ou não se sente merecedora numa determinada solução na vida dela, dentre outros fatores (e isto pode ocorrer inconscientemente) e não há nada que se possa fazer nesses casos devido ao livre arbítrio de cada um.



“DEUS” É UMA FORÇA CÓSMICA BENÉFICA UNIVERSAL E QUE HABITA EM TODOS NÓS:

Assim como uma força maléfica que também existe em cada um de nós pode se manifestar se fizermos menção de atraí-la. O bem e o mal reside em cada um de nós. A escolha em manifestar uma ou outra é sua. Você é o único responsável por atrair essas forças.


O BEM E O MAL SÃO RELATIVOS:


Não existe o certo e o errado e o bem e o mal universais. Cada pessoa sabe o que é certo e errado para ela e isso ocorre da mesma maneira com o bem e o mal em cada um. Se faço algo contra meus conceitos do que acho certo para mim, estarei errando mesmo que a maioria me aprove, e o contrário também, se não faço algo que sei que para mim é errado, mesmo a maioria não aprovando estarei na minha certeza de ação correta e isso é o que importa. Por isso o julgamento alheio deve ser evitado.


TUDO É ENERGIA E O QUE É LANÇADO NO UNIVERSO ELE TE RETORNA:

O que fazemos conscientemente para alguém ou o que lançamos nas nossas vidas, cedo ou mais tarde isso nos é devolvido pelo universo, por isso precisamos saber o que queremos de verdade e o que fazemos para alguém que no fundo não queremos que façam para nós. Mesmo você achando que ela merece que você faça o que não queria que fizessem com você. Também o que desejamos de verdade receberemos cedo ou mais tarde. Se não conseguimos, não era bem aquilo que realmente queríamos.



NUNCA EXISTIRÁ ALGUÉM IGUAL A VOCÊ:

Cada pessoa é um ser único e isso é o que move o universo. Podemos nos assemelhar a alguém, mas sermos exatamente iguais nunca. Por isso dê valor a você em primeiro lugar.


A MEDIUNIDADE EXISTE EM TODOS NÓS:

Seja você cético, religioso, espiritualista, desenvolvido ou não na mediunidade, em maior ou menor grau todos nós temos uma força mediúnica que muitas vezes a chamamos de intuição. Também chamados por muitos de sexto sentido, pois somos além de matéria, espírito. Entretanto ninguém pode ser obrigado a desenvolver sua mediunidade só porque alguém indica ou insiste. Tudo depende de você querer desenvolver ou não. Não é o médium do Centro Espírita que determina se você tem que desenvolver ou não sua mediunidade, mas sim, apenas você.


VOCÊ ATRAI SOMENTE PESSOAS QUE SÃO PARECIDAS COM VOCÊ MESMO(A) E DE ACORDO COM OS TEUS PENSAMENTOS:

Como tudo nesta vida é energia vamos atrair pessoas exatamente parecidas com nós ou de acordo com nossos pensamentos e no que valorizamos ou não. Então se você se queixa que seu companheiro por exemplo, é agressivo, veja porque você o atraiu. Você se valoriza, se respeita e se põe em primeiro lugar? Como é o seu caráter e como está sua personalidade? Ninguém é realmente vitima quando se tem como defender. Com exceção de bebês, recém-nascidos, plantas e até alguns animaizinhos que não têm como reagir e até de certas situações extremas e raras, o resto só é vítima quando realmente se deixa ser. Muitas vezes é algum problema de baixa autoestima e insegurança que as tornam vítimas para poderem obter algo em troca da sociedade que fica comovida com a situação. A pessoa precisa refletir por qual razão ela está precisando tanto do apoio alheio ou por que motivo tem tanta autopiedade assim…


HÁ PROBLEMAS QUE NÃO TÊM SOLUÇÃO:

fatos-sobre-a-vida-que-foro-04

Nem tudo tem solução, principalmente a que a gente quer e isso não se pode negar. Você pode lutar por algum problema insolúvel, mas ele vai estar alí até você compreender e aceitar. Esses problemas não têm solução que você quer, justamente para te servir de experiência e fazer você evoluir. Da mesma maneira que não podemos dar tudo o que uma criança quer, a fim de educá-la e aceitar os limites, a vida também faz o mesmo conosco.


VOCÊ SÓ É ATINGIDO NEGATIVAMENTE QUANDO VOCÊ ACEITA:

Muitas pessoas podem tentar te enganar, agredir ou te atingir negativamente em alguma situação, mas é você quem escolhe aceitar ou não. Todos nós temos o livre arbítrio, e como diz uma frase bíblica: “Não podemos impedir que as aves voem sobre nossas cabeças mas podemos evitar que elas pousem sobre elas”.


ESTAMOS NO MESMO PATAMAR DE IMPORTÂNCIA:

Isso quer dizer que ninguém é melhor que ninguém só porque tem algo a mais que o outro. Todas as crenças, profissões, conhecimentos e tudo em geral que uma pessoa possui não tem nem menos nem mais importância, cada uma dessas coisas tem suas peculiaridades e sua importância específica. Por acaso, um auxiliar de cozinha tem menos importância que um advogado por exemplo? Claro que não! Um sempre complementará o outro de alguma forma.


IMPOSSÍVEL AGRADAR A OU DESAGRADAR A TODO MUNDO:

Faça o que você quiser, seja muito bem feito ou não, sempre haverá alguém que não vai aprovar, e o oposto também é verdadeiro: faça o que você quiser para desagradar, sempre haverá alguém que vai aprovar. Quando você aceita esse fato você nunca se frustra.


ASSIM COMO A POSSIBILIDADE EXISTE, A IMPOSSIBILIDADE TAMBÉM:

Tudo é movido pelos opostos, e querer atrair somente o positivo é ilusório e imaturo quando o negativo existe. O que precisamos aprender é saber lidar com esses opostos e não negá-los. Aceitar não é a mesma coisa que atrair. Atrair é querer muito e se esforçar para obter. Aceitar é não se esforçar com algo inútil e sem condição. Já vi frases que diz que nada é impossível, mas isso é apenas uma forma de expressão para que tenhamos mais fé no que queremos e nos esforçar para conseguir, e claro, não vamos também afirmar que tudo é impossível; preferimos afirmar o contrário, embora nem sempre isso funciona, mas nos impulsiona de alguma forma. E acredite: se aconteceu é porque era possível. O impossível não acontece.


QUANDO NÃO CONSEGUIMOS ALGO MESMO NOS ESFORÇANDO, UMA DAS TRÊS CONDIÇÕES EXISTE:

Ou porque na verdade não estamos precisando; ou que não era bem isso que queríamos mesmo inconscientemente, ou porque não era o tempo certo de acontecer. É importante refletir sobre isso a fim de evitar sofrimentos inúteis.


ENQUANTO VOCÊ NÃO APRENDE COM A VIDA ELA SEMPRE VAI TE DAR AS LIÇÕES NECESSÁRIAS:

fatos-sobre-a-vida-que-foro-03

E isso ninguém escapa. Se está passando pelo mesmo erro ou situação ruim você deve analisar bem o motivo disso. E não adianta querer fugir. Não se trata de karma ou destino, embora ele exista em menor grau, baseado sempre nas nossas escolhas, porém você pode mudar isso.


NINGUÉM MUDA NINGUÉM:

Não se sinta infeliz porque não conseguiu convencer o outro de mudar, ele só mudará quando ele quiser. Se quiser que o outro mude, mude você primeiro em relação a ele ou aceite do jeito que ele é.


NINGUÉM POSSUI ALGO OU ALGUÉM:

Aqui só usufruímos e não possuímos nada nem ninguém. Os pronomes possessivos meu/minha/meus/minhas, só existem na teoria e como forma de expressão, apenas isso. Se possuíssemos, nada perderíamos um dia sem que quiséssemos. Esse “possuir” só é além de teórico, temporal. Nem o corpo nos pertence fixamente e não temos o total domínio sobre as mudanças que ocorrem com ele. Aceitar isso é um grande desafio para muitos! Infelizmente o apego é inerente ao ser humano, mas não há nada de mal nisso quando se sabe a hora certa de desapegar e seguir em frente.


TODA MATÉRIA PASSA POR NO MÁXIMO TRÊS PROCESSOS: INÍCIO, MEIO E FIM:

Assustador, não é? Mas real. O espírito permanece para sempre embora também possa mudar. Na verdade, toda matéria finaliza uma função e transforma em outra, o que chamamos de fim. Faça o que tiver que fazer enquanto você pode.


O FUTURO NÃO EXISTE:

Ele pode existir na nossa imaginação e no abstrato, mas concretamente não. O amanhã sempre se torna hoje. Por isso o passado nos serve de experiência apenas e o “futuro” é sempre o presente que você fez no passado. Complicado? Nem tanto.


TUDO QUE EXISTE É PRODUTO DE NOSSAS CRENÇAS:

Tudo que existe no mundo se originou de crenças: computadores, celulares, rádios, TVs, ruas, cidades, medicina, leis, etc. As crenças é que sempre moveram o universo, porém há crenças que funcionam muito bem (por um determinado tempo) enquanto outras não tem a menor função a não ser para quem acredita, mas, no entanto, elas podem ser mudadas e isso faz toda diferença! Há crenças que são temporais, têm suas funções hoje, mas invalidam depois. As crenças são infinitas, não há limite para elas, mas podem ser limitantes para muitos que as aceitam.


TODAS AS COISAS NESTA VIDA TÊM UM PROPÓSITO E UM TEMPO CERTO PARA ACONTECER:

Nada é por acaso, até mesmo algo insignificante ou que pensamos que não deveria acontecer; há coisas que para nós não deveria mesmo acontecer mas tinha um propósito mesmo nas contradições e para todas as coisas existe o fator tempo, nem antes nem depois, mas no tempo exato! Faça o que você quiser e aceitando ou não. Por isso a compreensão e a aceitação das coisas é de extrema importância.


EXISTEM PESSOAS MAIS EVOLUÍDAS QUE OUTRAS:

fatos-sobre-a-vida-que-foro-05

Mas todas elas têm sua importância, pois aquelas que são mais evoluídas tentam ajudar as outras que se esforçam para chegarem numa evolução superior e ainda há aquelas que querem ficar estagnadas no tempo, ou seja, não desejam evoluir mesmo inconscientemente, porém têm sua importância de alguma forma.

Tenho certeza que além desses fatos sobre a vida, existem ainda muitos outros, mas não daria para falar de todos eles aqui. Acredito, no entanto, que esses já possam dar uma ideia mais clara e beneficiar muita gente a fim de entenderem melhor a vida como ela é e não sofrerem tanto com ela. Todos esses tópicos que mencionei não foram baseados na minha verdade, mas nas experiências que tive tanto em minha vida como na vida de muitos que convivi e convivo.

Também foram baseados em leituras de vários livros que li durante anos. Para poder comprovar esses fatos é necessário refletir nas várias situações que se apresentam e no mundo em que vivemos, pois só através de experiências que conseguimos entender melhor a vida e não apenas em crenças que sempre falham.

Diante de dificuldades e fatos irreversíveis em nossas vidas que muitas vezes são inevitáveis, precisamos nos perguntar o que precisamos aprender com eles. Só assim é que poderemos evoluir espiritualmente. Todos nós temos o poder de mudar a maneira como vemos as coisas (se as enxergarmos com pessimismo por exemplo será insuportável, mas se enxergarmos de outra maneira será bem melhor) e isso é muito mais importante que pode mudar as situações que não podem ser mudadas no momento e da nossa maneira.

Reclamar faz estas duas coisas com o seu cérebro:

Artigo Anterior

Transforme as segundas em sextas-feiras!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.