Pessoas inspiradoras

“Favelado investidor”: jovem da periferia fica milionário dando aulas de educação financeira

Murilo acredita que é possível diminuir a pobreza através da educação financeira e cultura de investimentos, por isso criou seu canal, que hoje oferece cursos e palestras, inclusive na periferia.



Muitos jovens sonham em fazer o dinheiro se multiplicar, investindo no que podem para mudar a vida de suas famílias. Infelizmente, não são todos que conseguem, a maioria nem sequer tenta, deixando essa ideia habitar apenas o plano dos sonhos, sem nunca colocá-la em prática.

Murilo Duarte, de apenas 26 anos, ganhou seu primeiro milhão recentemente, segundo a Revista Exame, apostando nas aulas de educação financeira pelo YouTube. Chamado de “Favelado Investidor”, o canal do jovem tem cerca de 300 mil inscritos e conta com mais de 6,1 milhões de visualizações.

Ele também é autor do e-book “Guia de investimentos da quebrada”, já palestrou em mais de 30 favelas, para mais de 2 mil alunos. A ideia surgiu quando ele e seu sócio Vinicius Silva, de 24 anos, perceberam que, na faculdade de contabilidade que frequentavam, poucas pessoas sabiam investir. Foi quando perceberam que as pessoas da favela tinham menos noção ainda, então decidiram investir na área.


Na época, ele morava na periferia de São Paulo, na Zona Oeste, e foi com o “Favelado Investidor Ltda.” que ele chegou ao primeiro milhão de reais, empreendendo, como ele mesmo afirma.

A dupla oferece cursos no YouTube, ganha dinheiro com eles, mas também com as propagandas de produtos relacionados ao mercado financeiro e com cursos e palestras, tanto no setor público quanto privado.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@faveladoinvestidor.

Com o dinheiro, Murilo conseguiu proporcionar uma vida melhor para sua mãe, um de seus maiores sonhos. Ela trabalhava como copeira, mas ganhou uma casa do filho, e conseguiu se aposentar; ambos saíram da periferia.


Em seus vídeos, o jovem explica que qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e com qualquer renda, pode melhorar suas finanças. Buscando abordar todos os assuntos, ele ensina de maneira simples como investir. Murilo também é investidor de empresas como Itaúsa, Taesa e Magazine Luiza.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@faveladoinvestidor.

Os sócios pretendem expandir o negócio e abrir uma sede própria, já que atualmente a empresa funciona no quarto de Murilo, que também é o set de filmagem dos vídeos do canal.

Sua meta financeira é alcançar R$10 milhões, mas a meta pessoal é conseguir levar educação financeira para o maior número de pessoas que conseguir.


Segundo o rapaz, o Brasil é um país de endividados, e suas aulas podem ajudar. Atualmente, o negócio já emprega cinco pessoas, oferecendo também um curso lançado no ano passado, com 200 aulas, que fala sobre como organizar as finanças até conceitos para aplicar na bolsa.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@faveladoinvestidor.

No Instagram, onde tem 430 mil seguidores e verificação, também direciona suas publicações para o assunto, inclusive fazendo várias advertências ao seu público, avisando que não existem maneiras de ganhar “dinheiro fácil” com investimento.

Murilo tem uma história de sucesso! O que achou desse caso?


Comente abaixo e compartilhe-o nas suas redes sociais!

Casal constrói cama especial para cadelinha idosa ver o mar pela última vez. Despedida emocionante!

Artigo Anterior

Além de Henry, Jairinho é investigado por agredir outras três crianças

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.