ColunistasEspiritualidade

A fé existe em 4 fases…

Atendi a um rapaz, que em meio a nossa conversa, me confidenciou que estava afastado de qualquer prática espiritual, pois no fundo ele questionava tudo, sentia que não tinha , e nem sabia no que acreditar, tinha se tornado um cético.



O parabenizei entusiasmado.

Ele, em dúvida, perguntou-me indignado, qual o motivo de minha esfuziante alegria, face a um quadro que ele me apresentará tão lastimável.

– Parabéns – repeti – Você está próximo do que tanto busca.


– Como próximo? – Respondeu-me – Nunca estive tão distante.

– Aí é que você se engana, meu caro. – Expliquei – A  é algo muito subjetivo, e impalpável e muitas vezes inacessível.

A fé existe em 4 fases:

A 1° se dá quando as pessoas buscam um apoio espiritual, algo que as sustente e as apoie nos momentos mais difíceis, e são levadas à princípio a envolvimentos energéticos, são envolvidas por uma egrégora, ou seja, uma energia intensa que as motive a crer e te envolve e tolha o seu sentir e discernir é um ato de feitiçaria, em suma, a primeira fase se dá quando você se mistura a um grupo , canta, ora e acredita que na sua vida daí por diante tudo mudará, que esta postura te levará mais próximo a Deus, mas esta é uma  emocional, funciona mais ou menos como a paixão, tem um tempo para durar depois acaba, e você nota que a sua vida não mudou.



A 2° fase da fé, é a fé mental, quando você tenta entender a Deus, saber onde ele está, qual seu tamanho, suas preferências, quais os acessos a Ele, etc.

É a  gnóstica, matemática, e quanto mais você a busca, mais complicada ela fica, quanto mais você estuda, menos você sabe, e nota que sua vida não mudou como você esperava.



A 3° fase da fé é a do ceticismo completo, na verdade é onde você se encontra, você passa a duvidar de tudo que seu emocional sentiu, de tudo que seu mental analisou, enfim, você se afasta de tudo que seja espiritual, na verdade este afastamento é necessário, para que você mature tudo aquilo que viu até então, não é assim com os alimentos? Você em determinada hora cessa de colocar alimentos na boca para que possa engoli-los e dentro de você haverá uma separação natural, do que te serve como nutriente e o que será esterco. É preciso que seus alimentos espirituais fermentem dentro de você, para que você possa colher o resultado.


A 4 ° fase da fé é a fé do sentir, onde em tudo e por tudo você encontra a Deus, você passa a senti-lo com cada um dos teus sentidos, você o enxerga, no ar que respira, nas flores, no pôr do sol, na chuva, no frio, no calor, nas pessoas, nos animais, enfim dentro de você, e passa não mais a pedir, mas a agradecê-lo, por Ele estar tão presente e tão visível. Aí não há mais voltas, você chegou lá.

Você é cético? Parabéns por estar tão perto de Deus e de si mesmo.


_________

Direitos autorais da imagem de capa: olegdudko / 123RF Imagens

A dificuldade em reter talentos…

Artigo Anterior

A pergunta chave que o buscador não deve temer:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.