publicidade

Fé não se força, vem de dentro para fora. Acreditar em Deus não pode ser obrigação

Fé é um sentimento particular. Ninguém carrega a crença do outro.



Acreditar em Deus tem a ver com a história pessoal, com experiências que a razão não pode explicar e, principalmente, com o que se carrega na alma.

É uma crença natural, que surge da mais profunda pureza do espírito e se manifesta como uma verdade inteira de otimismo.

Fé da boca para fora não é fé, porque a força da espiritualidade não está na palavra, mas na alma.

Nada adianta pregar incontestavelmente, insistir em incutir crenças ou citar a versículos da Bíblia, se a pessoa a sua frente tem uma visão cética da vida. Se a razão dela ainda está muito fechada para os mistérios da existência e criação do Universo.


Também não adianta tentar gerar culpa ao dizer que Jesus morreu por nós ou que Ele só aceita aqueles que o aceitam. Primeiro, a própria fé diz todos são filhos de Deus. Segundo, isso repele em vez de aproximar, pois sugere um convite para a Igreja através de uma energia negativa, um sentimento ruim, e quem não acredita, acaba analisando a religião como algo punitivo, severo, o que, certamente, não tem nada a ver com o amor que Deus tem por toda a humanidade.

Além do mais, quando a culpa traz uma pessoa por obrigação ou por medo, gera orações sem verdade e um monte de gente fingindo que é de Deus, enquanto vela o tanto de ódio que carrega dentro de si. São santos na Igreja, mas na vida real têm as atitudes de um verdadeiro demônio no egoísmo, no maltrato com os outros e até no desamor com a própria família.

Por isso, em vez de tentar amarrar a pessoa com compromissos, culpas e expectativas de milagres, é preciso abraçar aquele que chega à sua Igreja tão necessitado da luz divina.

Muitas vezes, as pessoas nem têm o merecimento de se conectarem com sentimento divino tão rapidamente e precisam, antes, de muita energia celestial para alcançarem a permissão de entenderem que nossa inteligência é incapaz de compreender a complexidade do Criador e, exatamente, por isso, existe a .


Essas pessoas não podem ser forçadas a rituais e dogmas, porque o efeito será contrário, acabando por afastá-las da sua doutrina. Então, em vez de tentar amarrá-las com argumentos baseados na fé que você tem, abrace-as. Entenda que elas não acreditam naquilo que você acredita. Coloque-se no lugar dessa pessoa, ainda sem fé, e a receba em sua religião sem ansiedade e sem cobranças, sem ameaças, sem promessas de um pedaço no céu. Apenas com o coração e os braços abertos, cheios de amor, pois essa é a linguagem universal de Deus.

Assim, aos poucos, as pessoas vão se chegando e se acostumando até se sentirem parte naturalmente daquele ambiente. Sugira sem exigir e deixe que o interesse surja de dentro do outro, no tempo dele. Espere até que a vontade de se entregar a fé seja um pedido do coração das pessoas e não um desejo seu, mas porque ao frequentar a sua Igreja entenderam que a vida melhorou, que a depressão diminuiu, que estão cercadas por pessoas boas, as quais têm o bem em comum.

E se ela não quiser ficar, quem sabe, você é que precise entender que a missão desta pessoa, talvez não seja na sua religião, mas através dela.

Então, Deus espera que você seja instrumento na elevação do espírito dela e não de conversão à sua Igreja. 

Afinal, encaminhar uma pessoa não significa convencê-la de nossas crenças e religiões, mas criar um ambiente divino, de paz e amor, emocionalmente confortável para que ela mesma se permita encontrar com o Deus que habita sua própria alma.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Anton Malanin/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.