"Era impossível": entenda por que a Última Ceia pode não ter acontecido na quinta-feira
São Paulo
16°C 11°C
quarta-feira, 16 de setembro de 2026
Dólar R$ 5,140 -0,18%
Euro R$ 5,934 -0,12%
CLUBE OS

“Era impossível”: entenda por que a Última Ceia pode não ter acontecido na quinta-feira

Especialista sugere que a Última Ceia ocorreu em uma quarta-feira, dia 1º de abril de 33 d.C., desafiando a tradição cristã

Avatar De Ana CarolineAna CarolineFé e Oração02/04/2026 às 18:36

Reescrever Esse Título, Corrigindo Erros De Português, Melhorando A Fluidez Da Leitura E Organizando As Ordens Corretas Dos Acontecimentos, Sem Alterar Falas Ou Aquilo Que Estiver Em Aspas, Me De 5 Opções:
Foto: Reprodução / Domínio Público

A tradicional narrativa cristã sobre a Última Ceia de Jesus Cristo com seus 12 apóstolos, geralmente associada à noite da Quinta-feira Santa, pode não estar totalmente correta.

Segundo um estudo apresentado por um especialista britânico, o evento pode ter ocorrido, na verdade, em uma quarta-feira.

O que revela o estudo

A teoria foi apresentada no livro “The Mystery of the Last Supper” (“O mistério da última ceia”), do professor Colin Humphreys, da Universidade de Cambridge.

O pesquisador propõe uma nova leitura sobre um tema que há décadas divide teólogos e historiadores.

“Descobri que a ‘Última Ceia’ aconteceu numa quarta-feira, dia 1º de abril do ano 33”, afirmou ao jornal The Times.

De acordo com Humphreys, a cronologia tradicional apresenta inconsistências quando se analisa o tempo necessário para que todos os acontecimentos relatados nos evangelhos tenham ocorrido entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira.

Esse é o problema: os especialistas na Bíblia e os cristãos acreditam que a última ceia começou depois do pôr do sol de quinta-feira, e a crucificação foi realizada no dia seguinte, às 9h. O processo de julgamento de Jesus aconteceu em várias áreas de Jerusalém. Os especialistas percorreram a cidade com um cronômetro para ver como podiam ocorrer todos os acontecimentos entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira: a maioria concluiu que era impossível, explicou o professor

Diferença entre os evangelhos

O estudo busca resolver uma divergência presente nos relatos bíblicos. Enquanto os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas indicam que a Última Ceia foi uma refeição pascal, o evangelho de João sugere que o evento ocorreu antes da celebração da Páscoa judaica.

Para o pesquisador, essa diferença pode ser explicada pela utilização de calendários distintos na época.

“A solução que encontrei é que todos têm razão, mas que se referem a dois calendários diferentes”, afirmou.

Segundo a hipótese apresentada, parte da população seguia um calendário mais antigo, possivelmente de origem egípcia e ligado ao período de Moisés, enquanto outros utilizavam o calendário lunar judaico.

Nova interpretação da data

Ao combinar os dois sistemas de contagem do tempo, Humphreys concluiu que a Última Ceia teria ocorrido na véspera da Quinta-feira Santa, ou seja, em uma quarta-feira.

Essa nova interpretação também levanta a possibilidade de ajustes na forma como algumas datas religiosas são compreendidas ao longo do calendário cristão.

O pesquisador sugere, inclusive, que a celebração da Páscoa poderia ser fixada sempre no primeiro domingo de abril, a partir dessa reinterpretação histórica.

Destaque-o e pressione Ctrl + Enter.

Cadastre-se para comentar

Os comentários continuam visíveis para todos. Para participar da conversa, crie sua conta do Clube OS e volte para esta matéria.

Cadastro gratuito Conta pessoal para participar Entrada rápida com Google ou Facebook Retorno direto para esta matéria

Liberar área de comentários

Conta gratuita Sem pagamento nesta etapa
Criar conta para comentar
Depois de entrar, recarregue a página para liberar o formulário.

PUBLICIDADE

Todos os campos são obrigatórios.