A felicidade é importante, mas, no sofrimento que aprendemos. A noite é sempre mais escura antes do amanhecer.

O benefício do caos – Por que é tão sofrido passar por momentos difíceis? Por que nos martirizamos tanto com os problemas?

Existe um antídoto para sanar toda essa angústia que temos quando passamos por momentos conturbados na vida?

Talvez a resposta para tudo isso seja: não! Não há como aliviar toda essa dor, sofrimentos e afins. Talvez, conformar-se seja uma maneira de amenizar as dores do luto, das perdas, das reavaliações que a vida nos proporciona.

Porém, nada faz, de fato, passar a dor que o caos faz  presente em nós.

Mas será que em todo esse caos existe algum lado bom? Talvez você tenha a certeza que não, porém, eu lhe mostro o contrário. Sim, existe o outro lado da moeda.

Você já parou pra pensar quantas vezes se vê ressignificando a sua vida, revendo os seus valores, observando as coisas de uma forma diferente quando passa por estes momentos?

Pois é, passar por situações conturbadas, faz-nos  reavaliar muitos pontos em nós, aos quais deixamos passar ou nem sequer percebemos, devido a nossas rotinas ou estilos de vida. Como por exemplo, aquele emprego que você gostava tanto e foi demitido, o processo de angústia o faz pensar, “O que fiz de errado? Por que me demitiram? Qual ponto eu posso melhorar para o próximo emprego?”. Ou quando você termina um relacionamento, “será que pisei na bola?

Talvez, eu devesse ter saído mais da rotina, ou até mesmo ser mais presente no relacionamento e menos no trabalho”.

Estes exemplos mostram de forma didática que, apesar de sofrido e conturbado seja o caos, ele nos faz pensar  sobre nós mesmos, e isso é ótimo. Pois faz parte do nosso processo de evolução a autocrítica construtiva, tornando-nos seres humanos mais empáticos e ressignificados.

Como já dizia René Descartes: “Penso, logo existo”.

Se sofremos, significa que sentimos , e se sentimos, significa que existimos;  e se existimos o que estamos esperando para fazer valer a pena nossa existência?

A felicidade é importante, mas é no sofrimento que aprendemos a ser mais pensantes, pois a noite é sempre mais escura antes do amanhecer.

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: sofosdesign / 123RF Imagens



Deixe seu comentário