A FELICIDADE NÃO É UMA LOTERIA, MAS O BILHETE PREMIADO É SEU!

E se você tivesse acordado sem roupas para vestir? Sem o que comer, sem água encanada e sem casa para morar? E se você tivesse acordado enjaulado?

É quase unanimidade que 2016 foi um ano horrível. Num perfeito contraste, as expectativas para 2017 são quase obrigatoriamente boas, afinal, quando se chega ao fundo do poço, a única opção é subir, aliviar, melhorar.

A pergunta que faço é: quais são os parâmetros que definem se um ano foi bom ou ruim? De todos os 365 (366, em 2016) dias, quantos deles não tiveram pelo menos um dos itens citados (roupa, comida, água, moradia e liberdade)? Será que não estamos colocando muita coisa entre nós e a felicidade?

Meus amigos, 2016 me ensinou muitas coisas, mas não há lição maior para este (e os próximos) ano(s) do que a GRATIDÃO. A gratidão muda a perspectiva, ela me faz curtir o que eu tenho, ao invés de sofrer pelo o que falta. Portanto, todos os dias da minha vida, antes mesmo de eu sair da cama, eu tenho uma pequena lista de motivos pelos quais sou grato. O dia nem começou e já sou grato.

E o motivo pelo qual a minha primeira ação e minhas primeiras palavras do dia são de gratidão é: a gratidão é uma semente, que quando plantada, gera outros frutos de gratidão.

Ter em mãos uma única semente de maçã pode significar ter em mãos milhões de hectares de macieiras. O Universo é tão abundante, que se você plantar uma única semente de maçã, ela gerará uma macieira, que gerará muitas maçãs, e que, cada maçã gerará em si algumas sementes. Nós (humanos) povoamos a Terra sob esta mesma lei; recentemente, uma tartaruga centenária salvou sua espécie da extinção sob esta mesma lei. O Universo está em expansão, as leis contribuem para a multiplicação e fartura!

Quando nós começarmos a plantar sementes de gratidão, logo cedo, no início do dia, antes de sair da cama, quantas árvores-da-gratidão teremos no mundo? Quantos frutos-da-gratidão colheremos? Quantas sementes cada fruto gerará?

A chave mestra para a gratidão é dar valor ao que se tem. A maioria só dá valor depois que perde. Não seja como a maioria. Dê valor agora! De todas as coisas, pessoas, relacionamentos, etc., que você tem, o que faria muita falta de você perdesse? O tênis pode ser velho, mas se ele é seu único par, sem ele, você teria de andar descalço. Então agradeça! O mesmo serve para o cabelo, os dentes, as roupas, o celular, energia elétrica…

Não espere a mega-da-virada para apostar e realizar seus sonhos, para viver a vida boa. Aposte na gratidão todo santo dia. Estes números sempre são sorteados!

Nós tendemos a acreditar nas coisas que vemos acontecerem com mais frequência. O que você tem visto acontecer? Não, não é o fim dos tempos. Coisas incríveis acontecem todos os dias! Pessoas nascem, se libertam do vício, dão a volta por cima, perdoam, se casam, abrem negócios de sucesso, ficam milionárias, sorriem sem motivo, dançam sem música; músicas e filmes tocantes são lançados no mercado; flores nascem, e depois renascem…  A vida acontece! E está acontecendo!

Ninguém encontra a fórmula mágica para o sucesso. As capas de revistas só estampam o resultado, não mostram o progresso, a plantação, a história. Não há corta-caminho para o topo, o segredo é um passo por vez, degrau por degrau. Quer ser capa de revista? Todas as noites, vá para a cama um pouquinho melhor. Um pouco mais sábio, um pouco mais saudável, um pouco mais inteligente, um pouco mais amoroso, um pouco mais centrado… Ir dormir melhor do que quando acordou é um motivo-chave-de-ouro para agradecer e encerrar o dia. Assim, a sua última ação e palavras (também) serão de gratidão.

Não se permita sair da cama sem antes agradecer. Não se permita sair de casa sem antes sorrir diante do espelho. Não se permita passar pelas pessoas, nas ruas, sem deixar a elas um sorriso, uma palavra gentil (“obrigado”, “com licença”, “perdão”, “tenha um bom dia”, “que cabelo lindo”). Lembre-se sempre: é melhor ser o que sorriu sozinho a ser quem não sorriu de volta.

O amor não é uma pessoa que surge do nada e, pronto, felizes-para-sempre. A saúde não é uma pílula. O dinheiro não é uma ideia de 1 milhão de reais. A felicidade não é uma loteria. É uma recompensa. Se você olhar sob a perspectiva certa, a vida é maravilhosa. Você tem o bilhete da vida nas mãos! Que sorte a sua…



Deixe seu comentário