8min. de leitura

Felicidade não sobre o quanto você tem, mas sim sobre o quanto você aprecia a vida!

Muitos de nós acreditam que quanto mais temos, mais felizes somos.


Mas será realmente verdade? Posses materiais garantem a felicidade duradoura?

Você pode já ter poupado dinheiro para comprar-se algo, como um novo aparelho eletrônico, um carro de luxo, ou um grande apartamento. Sim, você pode ter explodido de excitação no momento, mas o prazer nunca dura.

A felicidade diminui após um dia, uma semana, um mês, um ano ou uma década. O novo aparelho vai ficar velho, o carro de luxo vai se desvalorizar, o grande apartamento vai se tornar entediante.


A verdade é que, embora tenhamos muito mais do que as gerações anteriores, não somos felizes como deveríamos ser.

Provavelmente caímos em armadilhas que nos mantêm afastados da felicidade duradoura que perseguimos durante nossas vidas. Veja se você caiu em uma dessas três armadilhas e tente se livrar delas:


Nós jogamos duro, mas nos tornamos escravos dos desejos

Há um tipo de pessoas que sempre jogam duro, e às vezes as chamamos de hedonistas. Os hedonistas sempre se esforçam para maximizar o prazer e buscam emoções para satisfazer seus desejos, sem perceber o lado negativo de seus comportamentos. Eles só procuram o prazer e tentam escapar da dor. Não é incomum se tornarem gradualmente escravos de desejos, que deixa apenas a vaidade, após a excitação se dissipar.


Trabalhamos duro, mas sofremos com a dor

A pessoa ocupada é exatamente o oposto da hedonista. Elas trabalham duro em troca de mais posses materiais. Elas procuram o prazer que vem no futuro, mas sofrem com a dor no presente. Não percebem que estão correndo em uma esteira, correndo muito, mas em vão. Ironicamente, as posses materiais que trabalham tanto para ter, só podem dar-lhes felicidade temporária.



Não fazemos nada difícil, mas perdemos a paixão pela vida e a esperança pelo futuro

Então, você pode pensar que é melhor não jogar ou trabalhar duro. No entanto, ser um niilista não pode garantir-lhe felicidade duradoura. Ser um niilista é o pior caso, porque os niilistas acreditam que a vida não tem sentido. Eles não gostam do que têm no momento, nem têm nenhuma esperança para o futuro. Sem paixão e esperança, dificilmente se pode sentir qualquer tipo de felicidade.

Passamos anos vivendo nossas vidas neste planeta, e seria uma pena não podermos ter uma ideia do que é ser verdadeiramente feliz. A felicidade duradoura que nos mantém vivendo nossas vidas apaixonadamente é algo que vale a pena gastar tempo construindo.

Há algo que podemos fazer para perseguir a felicidade que dura toda uma vida:

1.Capture e colete emoções positivas

Capture seus momentos felizes todos os dias.

Quanto mais emoções positivas você captura em um dia, mais provavelmente sua felicidade será sustentada.

As emoções positivas não se limitam à alegria e excitação. Os psicólogos dizem que as emoções positivas também incluem alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, temor e amor. Essas emoções positivas podem ampliar e construir nossos recursos psicológicos, intelectuais, físicos e sociais duradouros que aumentam nosso bem-estar.

Tente capturar e coletar suas emoções positivas todos os dias. Mantenha um diário ou tire algumas fotos. Em vez de gravar o que acontece, descreva como você se sente, é mais importante. Isto irá construir o seu recurso psicológico, e um dia vai lembrá-lo que tipos de emoções positivas você experimentou.


2.Esteja engajado nas coisas que faz

Caminhantes sem objetivos muitas vezes se sentem infelizes. Eles se desconectam do mundo e tendem a ser absorvidos em suas emoções ou pensamentos abstratos, inexplicáveis. Estão em uma estrada para lugar nenhum.

Mas, em vez disso, se estamos mais presentes em nossas vidas e nos sentimos comprometidos com tudo o que fazemos ou dizemos, podemos nos sentir mais fundamentados e felizes. Estar envolvido evita que sua mente vagueie e te impede de pensar demais. Por outro lado, quando você está envolvido em algo, talvez seu trabalho ou hobby, você trabalha para a melhoria e realização. O prazer de eventualmente conseguir algo lhe dá o sentimento de orgulho e torna o seu trabalho significativo.


3.Atribua significado a tudo que você faz

Se não conseguimos encontrar nenhum significado no que fazemos, tendemos a ter um sentimento de perda, pensando que desperdiçamos nosso tempo e energia.

Algumas vezes realmente encontramos algo sem sentido. Essas coisas que nos decepcionam ou frustram são exatamente o que nos afasta da felicidade duradoura. Tente tirar significado delas e pensar no sentido inverso. Perder uma competição pode ser uma oportunidade de se preparar para a mudança; falhar em uma entrevista pode ser uma oportunidade de busca uma melhor oportunidade.


4.Construa relacionamentos profundos com os outros

Um relacionamento profundo faz você se sentir destemido.

Nós sempre precisamos de alguns tipos de conexões com pessoas, amigos, famílias e amantes. Mas o que nos faz sentir satisfeitos com as relações não é a quantidade, mas a qualidade.

Alguns podem estar satisfeitos com a fama, mas é apenas vaidade. Um relacionamento profundo é uma história totalmente diferente. Ele permite que você abra sua mente destemidamente. Você pode ter conversas profundas com seus amigos, ouvir suas histórias e contar as suas. Você não apenas ganha apoio prático, mas também apoio emocional. Não há nada melhor do que ser profundamente conhecido por alguém que o conhece melhor do que a si mesmo e fala sua opinião.


5.Amplie suas definições de sucesso

Sucesso não é apenas ganhar um jogo ou superar outros. Pode significar completar as coisas que você quer ou deve fazer. Podem ser pequenas ou grandes, não importa. Pode ser tão simples como terminar uma pequena tarefa em seu trabalho. Às vezes as pessoas julgam e definem o significado do sucesso como números. Mas tenha em mente que você é o único que pode definir o seu sucesso.

E ao celebrar suas realizações, mesmo as mais pequenas, todos os dias, você pode se tornar mais feliz.


Seja feliz e brilhe como um diamante!

A felicidade às vezes é uma ideia muito abstrata, e podemos estar perdidos no caminho para a felicidade duradoura. A busca da felicidade é uma lição ao longo da vida que todos nós temos que aprender. Mas uma vez que tivermos as pistas, brilharemos como um diamante, com uma luz eterna.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.