publicidade

Ficção que ensina política…

#NarrativasQueInspiram – Ficção que ensina política

Dramas políticos sempre agradaram ao público em geral, especialmente pelas formas distintas de narrá-los.



Há aqueles que mostram as conquistas de um governante para seu povo, como figuras históricas tipo Alexandre O Grande, Júlio César, Cleópatra, Elizabeth I, Lincoln e os nossos Dom Pedro I e Princesa Isabel.

Outros por seus governos corruptos, ditadores e os que tiram os direitos dos pobres para os ricos continuarem tomando banho de banheira com seus patinhos de borracha. Figuras que ficaram na história como oportunistas e cruéis. Sendo uma vergonha por serem parte da raça humana.

No entanto, não são os filmes focados no tema que realmente inspiram as pessoas “politicamente”, até porque cada um puxa a sardinha para o lado que mais interessa nesse tipo de filme.

São as histórias políticas fantásticas que tem grande força na hora de mostrar como funciona a política na real. Porque os relatos “reais” sempre dependem de quem conta.

Em histórias como as fantasias distopias, populares atualmente graças a literatura que trouxe para o cinema adaptações como ‘Jogos Vorazes’, vemos cenários políticos extremos e muitas vezes absurdos. Porém se analisados a fundo, alguns tem um pé na realidade política ditatorial das mais brutais.


Outras história mostram claramente como a fantasia pode se tornar tão realista, como é visto nos 6 filmes da franquia ‘Star Wars’, onde um político sem qualquer chance de subir ao poder, consegue elaborar um golpe de estado, deixando o povo a mercê de seus desmandos, acabando com a república existente e se tornando Imperador.

Já na TV um ótimo exemplo de história política fantástica é ‘Game Of Thrones’ que mostra com grande realismo como a política funciona.

A corrupção, a troca de favores, a calúnia e difamação de quem não entra nos esquemas e, por fim, o velho ditado de quem não está comigo, está contra; mostrado a realidade sem pudores, em tramas elaboradas de traição e assassinato. Tudo para obter o Trono de Ferro, que representa o poder absoluto na história da série.


Seja na literatura ou em produções audiovisuais fantásticas, a política de suas tramas sempre é mostrada da forma mais realista possível. Revelando o lado mais cruel do poder, já que até os poucos que buscam o melhor para o seu povo, precisam estar dispostos a soltar os dragões nos inimigos para obter respeito e governar com justiça.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.