3min. de leitura

Ficção que ensina Política…

#NarrativasQueInspiram – Ficção que ensina política

Dramas políticos sempre agradaram ao público em geral, especialmente pelas formas distintas de narrá-los.


Há aqueles que mostram as conquistas de um governante para seu povo, como figuras históricas tipo Alexandre O Grande, Júlio César, Cleópatra, Elizabeth I, Lincoln e os nossos Dom Pedro I e Princesa Isabel.

Outros por seus governos corruptos, ditadores e os que tiram os direitos dos pobres para os ricos continuarem tomando banho de banheira com seus patinhos de borracha. Figuras que ficaram na história como oportunistas e cruéis. Sendo uma vergonha por serem parte da raça humana.

No entanto, não são os filmes focados no tema que realmente inspiram as pessoas “politicamente”, até porque cada um puxa a sardinha para o lado que mais interessa nesse tipo de filme.


São as histórias políticas fantásticas que tem grande força na hora de mostrar como funciona a política na real. Porque os relatos “reais” sempre dependem de quem conta.

Em histórias como as fantasias distopias, populares atualmente graças a literatura que trouxe para o cinema adaptações como ‘Jogos Vorazes’, vemos cenários políticos extremos e muitas vezes absurdos. Porém se analisados a fundo, alguns tem um pé na realidade política ditatorial das mais brutais.

Outras história mostram claramente como a fantasia pode se tornar tão realista, como é visto nos 6 filmes da franquia ‘Star Wars’, onde um político sem qualquer chance de subir ao poder, consegue elaborar um golpe de estado, deixando o povo a mercê de seus desmandos, acabando com a república existente e se tornando Imperador.


Já na TV um ótimo exemplo de história política fantástica é ‘Game Of Thrones’ que mostra com grande realismo como a política funciona.

A corrupção, a troca de favores, a calúnia e difamação de quem não entra nos esquemas e, por fim, o velho ditado de quem não está comigo, está contra; mostrado a realidade sem pudores, em tramas elaboradas de traição e assassinato. Tudo para obter o Trono de Ferro, que representa o poder absoluto na história da série.

Seja na literatura ou em produções audiovisuais fantásticas, a política de suas tramas sempre é mostrada da forma mais realista possível. Revelando o lado mais cruel do poder, já que até os poucos que buscam o melhor para o seu povo, precisam estar dispostos a soltar os dragões nos inimigos para obter respeito e governar com justiça.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.