ColunistasCrônicas

A figura do dragão:

a figura do dragão

#NarrativasQueInspiram – A figura do Dragão – Em várias narrativas fantásticas os dragões sempre são alvo de atenção.



Em algumas histórias, os dragões são mostrados como símbolo de poder. Seja visto como imagem do mal, como geralmente são retratados no ocidente, ou ainda nas culturas orientais, que o dragão é associado à prosperidade e boa sorte.

Mesmo que os dragões sejam vistos em filmes de fantasia com frequência como poderosos personagens, seja com consciência humanizada ou de características bestiais, muitas vezes a simbologia é usada para representar uma pessoa, família ou um grupo; mesmo que as histórias sejam baseadas em fatos reais já que muitos governantes usaram os dragões como símbolo, principalmente na atual China.

Porém, enquanto nas sociedades orientais o simbolismo relacionado aos dragões é positivo, no ocidente é o inverso. Tanto que um dos famosos governantes europeus que tinha o dragão como legado, foi temido e até hoje tem seu nome associado ao mal, Vlad III, conhecido por Drácula, por causa de seu pai, que fazia parte da Ordem do Dragão.


Só que não são apenas os escritores de histórias fantásticas que têm fascínio por dragões, roteirista de ficção científica tipode os de ‘Transformers’, depois de revelarem os Dinobots, no novo filme para o cinema, criam uma curiosa explicação para as lendas dos dragões, ao associá-la com os primeiros Transformers na Terra.

As Lendas com Dragões fascinam e assombram a humanidade a milênios. Uma figura que inspira força, ao mesmo tempo que aterroriza.

Livros também possuem narrativas interessantes envolvendo dragões, como os que inspiraram a série ‘Game Of Thrones’. Uma trama onde uma humana ganha o título de Mãe dos Dragões, por ela ser capaz de lidar com tão fascinantes seres, que na série são do tipo bestiais.

Já o livro ‘A Rainha Sombria’ tem uma humana que é protegida dos dragões, do tipo humanizados, tornando-se a Rainha deles.


Seja qual for o tipo de dragão, suas figuras são inspiradoras em vários níveis e continuarão inspirando novas narrativas e também seus leitores.

 

Que a gente esteja cercado de amor…

Artigo Anterior

18 sinais sutis que realmente mostram que você encontrou a“sua pessoa”:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.