publicidade

Filho de costureira, aprovado em 8 universidades, vai estudar na europa

Existem muitas maneiras de vencer na vida, mas certamente uma das mais gratificantes é por meio do estudo.



O conhecimento abre portas em todos os lugares do mundo e não faz distinção entre ricos e pobres; o que realmente leva uma pessoa longe é o conhecimento e a dedicação a aprender sempre.

É muito gratificante vermos pessoas simples, que dificilmente poderiam crescer na vida por meio de privilégios conseguindo realizar os seus sonhos a partir do estudo. Isso nos traz esperança e nos faz acreditar que nada é impossível.

Elias Oliveira Romualdo da Silva, de 19 anos, é um dos jovens que conseguirão mudar sua história por meio dos estudos. O menino, que nasceu São Fidélis, no norte fluminense, sempre levou uma vida muito simples.


Filho de costureira, ele sabia que deveria se dedicar para conquistar seus objetivos, e foi exatamente o que fez.

Recentemente, Elias foi aprovado em oito universidades (três públicas e duas particulares) e três estrangeiras, e escolheu o curso de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (Portugal), onde já começou a estudar.

Elias conseguiu se inscrever na faculdade e no dia 14 de agosto decidiu que essa era o caminho que seguiria. Para conseguir materializar o seu objetivo, o jovem contou com a ajuda de amigos, vizinhos e professores:

“Eu ganhei doações e quero agradecer a todo mundo que tem me ajudado. Muita gente tem me ajudado, pontualmente agora no início. Desde as pessoas que me ajudaram com a passagem, mala, até gente que me deu roupas. Eu não tenho condições de viajar por minhas vias normais, mas Deus tem me ajudado muito”, disse Elias ao G1.


Ansioso para essa nova fase, Elias diz estar preparado:

A ‘ficha’ está caindo aos poucos. Você fica nervoso, fica feliz, é uma emoção muito grande, mas eu sei que vai valer muito a pena.

Para conseguir essa grande oportunidade, Elias precisou de grande desempenho nos estudos, o jovem fez 813 pontos em Matemática, no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ele foi aprovado em Engenharia Civil nas seguintes universidades: Universidade Federal da Bahia (UFB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Em Portugal, Elias foi aprovado em instituições de Algarve, Coimbra e Covilhã.

O jovem, que durante toda a vida estudou em escolas públicas, disse que não teve um estudo específico para os exames:

“Só estudei mesmo para o ensino médio, não me preparei para o vestibular, não fiz nenhum curso específico, não. No começo, eu não imaginava. Se você tem um foco, se tem um objetivo, se você mirar naquela meta, talvez você não consiga aquela meta, mas vai conseguir algo muito bom. E foi o que eu fiz”, conta.

Dona Marileia Maia, mãe de Elias e de outros três jovens, é só orgulho do filho. Apesar da saudade, ela sabe que essa é uma oportunidade única, e que foi a dedicação e o esforço dele que o fizeram alcançar essa conquista que certamente mudará a vida da família.

“Às vezes, tinha dia que eu não tinha dinheiro para dar para ele almoçar. Depois ele conseguiu bolsa e melhorou um pouquinho. Sempre foi muito estudioso e eu sabia que ele ia chegar lá”, disse a mãe.

Que grande oportunidade. O estudo realmente é uma ferramenta de transformação de vida. Aqueles que sabem aproveitar as oportunidades de adquirir conhecimento sempre conseguem construir um futuro positivo e mudar suas realidades.

Muito sucesso a Elias nessa nova jornada!

 

*Com informações de G1.

Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: reprodução/Inter TV.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.