Pessoas inspiradoras

Filho de trabalhadores rurais, que cresceu em meio à pobreza, forma-se com honras em Harvard!

Com uma infância muito difícil, esse jovem deu a volta por cima através dos estudos. Conheça melhor sua inspiradora trajetória!



Erick Martínez é um jovem com uma história incrível de superação e autoconfiança. Ele sonhava em ser médico desde criança, mas precisou enfrentar uma realidade de pobreza para conquistar o seu objetivo.

Segundo contado pelo portal de notícias Univision, Martínez é filho de dois mexicanos sem estudo, Maricela e Loreto, que viviam em meio a uma grande pobreza e decidiram imigrar para os Estados Unidos, para conseguir uma vida melhor.

Já no país vizinho, eles não conseguiram uma vida tão melhor. Quando Erick e seu irmão Raúl nasceram, os pais trabalhavam colhendo laranjas em um acampamento de trabalhadores rurais. Os meninos cresceram em uma casa compartilhada com outros trabalhadores.


Naquela realidade complicada, o menino nunca teve muitas distrações, o que o ajudou a se concentrar nos estudos desde muito cedo.

Essa era a prioridade para Maricela e Loreto, que nunca pediram ajuda em casa, mas sempre fizeram questão de que Erick, Raúl e os quatro outros filhos, que vieram depois, priorizassem o estudo.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@captain_emerica.

Martínez ia a uma escola onde a pobreza era ainda mais evidente, mas as suas condições de vida não o impediram de demonstrar o seu grande talento para o aprendizado. Um de seus professores da 2ª série aplicou-lhe um teste para avaliar seu nível acadêmico, e descobriu que era um aluno “superdotado”.


Chamando a atenção por sua inteligência, Martínez foi incluído em um programa municipal de estudo com outros alunos excepcionais.

A família acabou se mudando para outra cidade depois de a fazenda em que trabalhavam ser vendida, e o jovem continuou sua caminhada do conhecimento, formando-se sempre com louvor e participando de programas acadêmicos em instituições de ensino superior de prestígio, como a Duke University.

Depois do ensino médio, o estudante se inscreveu em instituições de ensino de alto nível, como a West Point Military Academy, em Nova York, e Harvard University, no estado de Massachusetts. Foi aceito nas duas, mas decidiu ir para a instituição militar, motivado a retribuir “da maneira mais honrosa” o que o país proporcionou a ele e sua família.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@captain_emerica.


No entanto, durante o estágio para ingressar na instituição, ficou sabendo que um grande amigo, que o alertou para colocar o seu sonho acima de qualquer coisa, faleceu, e acabou repensando a escolha e decidindo ir para Harvard.

Então, em 2011, começou a cursar Neurobiologia na instituição, e se formou com honras, mas não quis parar por aí. Motivado a evoluir sempre, Martínez logo se matriculou na Augusta University, onde conquistou o seu diploma em maio de 2020. Agora está cursando Neurologia na Universidade da Califórnia.

Com todas essas honrosas conquistas, que mostram sua capacidade e motivação, ele tem dado muito orgulho à sua família e se mostra grato aos pais que, mesmo na pobreza, lhe deram a oportunidade de estudar. Martínez é alguém em quem todos nós podemos nos inspirar. Que lhe venham ainda mais conquistas, pois ele merece!


“Minha vida é outra.” Mãe que vivia na miséria com os filhos e convivia com ratos recebe onda de doações!

Artigo Anterior

Pai assume a guarda do filho e diz: “É machista pensar que ele deveria estar apenas com a mãe”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.