Animais

Filhotes de elefantes são flagrados brincando em santuário na África do Sul

capa Filhotes de elefante sao flagrados brincando em santuario na Africa do Sul 1
Comente!

Em 12 de agosto se comemora o Dia Mundial dos Elefantes, que tem o objetivo de conscientizar sobre a preservação da espécie e combater as caçadas.

Desde 2012, os elefantes ganharam um dia próprio nos calendários do mundo inteiro. O Dia Mundial do Elefante, comemorado em 12 de agosto, foi criado por Patricia Sims e pela Elephant Reintroduction Foundation, da Tailândia. Por ser símbolo do país, eles foram os primeiros a adotar a comemoração, mas em pouco tempo, fundações de vida selvagem do mundo todo aderiram à luta.

A exploração animal é tão intensa, que um estudo da Revista Science revela que os elefantes estão evoluindo rapidamente para ficar sem as presas de marfim. Realizado na Universidade de Princeton, em Nova Jersey (Estados Unidos), o estudo mostra que a caça predatória teve início durante a guerra civil moçambicana, que durou de 1977 a 1992, o que fez com que a população dos paquidermes, principalmente os espécimes com presas, caísse drasticamente.

De lá para cá, os elefantes que sobraram são mais propensos a não ter mais presas, mostrando que a interferência humana é tão prejudicial, que faz com que forças seletivas atuem nas populações de animais selvagens. Isso pode significar que o ser humano se tornou um “impulsionador seletivo na evolução das espécies-alvo”.

A necessidade de proteger determinadas espécies de animais é urgente, justamente por isso que se institui o mês de agosto para comemorar o Dia Mundial dos Elefantes. As imagens de dois filhotes de elefantes brincando no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, derreteu o coração de muita gente nas redes sociais de tanta fofura.

O parque possui mais de 2 milhões de hectares e é uma das maiores reservas ambientais do continente africano, com grande quantidade de animais selvagens, incluindo o que muitos chamam de “big 5”, leões, leopardos, rinocerontes, búfalos e elefantes. Ele foi estabelecido em 1926 e serve para proteger os animais da caça, tornando-se um santuário.

A holandesa Inez Allin, que trabalha como fotógrafa principalmente na África do Sul, enquanto comemorava o Dia Mundial dos Elefantes, fotografou aquela linda cena dos amigos brincando no parque. Os paquidermes foram avistados pela jovem, que decidiu eternizar o momento e compartilhar nas suas redes sociais o resultado.

2 Filhotes de elefante sao flagrados brincando em santuario na Africa do Sul

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @inezallin

Enquanto correm pela pista do santuário, os pequenos elefantes parecem se divertir na sequência de três fotos. As fotos foram compartilhadas em 2019, e muitas pessoas teceram elogios, primeiro, pela qualidade dos registros; segundo, pela sensibilidade de captar um momento tão interessante e, ao mesmo tempo, desconhecido para a maioria das pessoas.

Inez tentou captar aquele momento de descontração dos animais em busca de um retrato que fugisse um pouco da tradicional e estereotipada visão de seriedade de quando são fotografados. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, o senso de comunidade e de proteção, além da ternura em excesso, fazem parte da personalidade desses paquidermes.

Em uma manada, a figura de referência de todos vai ser sempre uma fêmea, o que significa que a sociedade é matriarcal. As ligações entre eles são realmente fortes, e cada membro da comunidade se esforça ao máximo para garantir que o outro esteja sempre confortável, fazendo de tudo para que todos fiquem sãos e salvos. Cientistas explicam que eles são os animais que possuem um dos cérebros mais complexos do reino animal, sendo considerados extremamente inteligentes.

3 Filhotes de elefante sao flagrados brincando em santuario na Africa do Sul

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @inezallin

Como só conseguem ter um filhote por vez, com prenhezes complexas e que nem sempre chegam até o fim, todos os elefantes têm o senso de proteger os filhotes. Eles criaram uma forma de comunidade que coloca a prole no centro, onde todos se preocupam e ajudam na sua criação. Inclusive, quando encontram um filhote órfão, fazem questão de adotá-lo.

A felicidade dos filhotes é contagiante e nos mostra que a proteção e a preservação ambiental sempre devem ser priorizadas em uma sociedade.

Comente!

Voluntários doam sopa em potes de margarina para pessoas necessitadas!

Artigo Anterior

Ninguém salva um casamento sozinho! Os dois precisam querer!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.